Tudo o que você precisa saber sobre o desfralde está nestas 7 dicas que a Dra. Vanessa, CEO do Mamis na Madrugada, Doutora em Psicologia e mãe da Laura e do Rafael fez.
O que você vai encontrar :
1.Tenha foco
Quando decidir tirar a fralda não desista no primeiro escape (nem no décimo rsrs).
2. Acessórios
Tenha o adaptador de vaso sanitário (veja qual é compatível com o seu, existe mais de um!) e um penico, já que cada criança se adapta de um jeito. Para os meninos, o sapinho com ventosa para colocar na parede é super legal.
3.Tenha um banquinho
É importante a criança apoiar o pé ao sentar – ou no chão, numa escadinha/degrau ou num banquinho.
4. Incentive e comemore
Pode ser um quadro de recompensas (pequenos brinquedos, adesivos, brinquedos de baixo valor ou um passeio ao final do processo). Cada acerto a criança ganha um adesivo, por exemplo! Eles A-doram!
Não deixe de fazer festa e vibrar a cada xixi e cocô no lugar certo.
5. Leve sempre a criança ao banheiro
No começo, é provável que a criança não tenha muito controle e não saiba quando pedir. Portanto, leve a criança a cada hora ao banheiro.
6. Leve a criança com você ao banheiro
Mesmo bem antes do desfralde leve a criança ao banheiro e mostre todo o processo de forma lúdica. A descarga, como lavar as mãos, o papel higiênico. Diga de onde sai o xixi e de onde sai o cocô, tudo em forma de brincadeira.
7. Tem que ser divertido
Gibis, livros, histórias, calcinhas e cuecas divertidas. Enfim, tudo pode ajudar nesse momento!
Quanto menos estressante for para o adulto que está fazendo o desfralde, mais chance de dar resultado.
E haja criatividade! Quando desfraldei os meus, dávamos “tchau” para o xixi e para o cocõ enquanto a descarga carregava-os. E falávamos das viagens que fariam pelo encanamento da casa até seu destino final! rsrs E haja serenidade! Nos escapes jamais demonstrava irritação (até porque não me irritava, mesmo), mas contava os meus escapes (sim, minha memória voltava a 1974/’1975). É um processo lento, mas quando passa, a sensação de vitória é grande!
Imagina a sensação de vitória para a criança?
Acho lindo esse momento! Sério rsrs
Beijos,
Vanessa