Quando apresento meu trabalho a possíveis interessados, muitas dúvidas são trazidas a mim com frequência. Considero essa curiosidade e mesmo uma nebulosidade muito naturais. Afinal, o Kid Coaching ou Coaching Infantil é uma modalidade muito nova, ainda pouco conhecida mas já amplamente testada e aprovada.
Pensando no quanto pode ser interessante para todos conhecerem essa metodologia fascinante que me conquistou de cara (sou pedagoga desde 2004 e trabalho com educação desde 1996 e nada havia me despertado tanto encantamento), elaborei esse artigo reunindo as dez perguntas mais frequentes que recebo respondidas de forma objetiva e clara. Vamos a elas?
1. No que consiste o Kid Coaching ou Coaching Infantil
Numa metodologia fundamentada no Coaching Adulto mas totalmente adaptada para a linguagem e o universo da criança.
2. É uma metodologia eficaz?
Muito, porque suas ferramentas e técnicas são lúdicas e encaminham a criança ao autoconhecimento e a encontrar formas de solucionar seus próprios conflitos.
3. Que tipo de questões são passíveis de uma intervenção com coaching?
Tudo o que concerne às questões comportamentais: birras, timidez, insegurança, má alimentação, desinteresse pelos estudos, falta de organização… esses são os temas mais procurados pelos pais, mas pode-se abordar vários outros também.
4. Toda e qualquer criança pode ser submetida a um processo?
É necessário que ela tenha uma certa maturidade cognitiva e seja capaz de se expressar através da escrita e do desenho. Geralmente isso se dá por volta dos 7 anos e meio de idade.
5. E crianças mais novas? Não podem ser coachees?
Nesse caso o processo se dá com os pais, também com ferramentas adequadas a eles, visando que se tornem os melhores coaches que seus filhos podem ter.
6. Então o método não contempla só as crianças?
Mesmo com as crianças mais velhas, que são os protagonistas dos processos, as famílias sempre são envolvidas e atendidas paralela e simultaneamente.
7. E adolescentes? Também podem ser atendidos pelo Kid Coaching?
Para os adolescentes existe o Teen Coaching, também elaborado com o mesmo cuidado e respeito ao universo do adolescente.
8. Um processo de coaching para pais tem semelhança com aqueles processos de aconselhamento que vemos nos reality shows?
O KidCoach não dá conselhos e não julga as ações dos pais e crianças como certas ou erradas. Nós aplicamos ferramentas e conduzimos boas conversas que levam à reflexão de suas atitudes e no esboço de novos passos a serem dados para que o objetivo se alcance, o conflito se resolva.
9. E a criança é condicionada a bater metas e “render” como acontece em alguns coachings corporativos?
A criança é incentivada a lidar com seus sentimentos, conhecer-se melhor, expressar-se com mais assertividade. Foco e entusiasmo são estimulados com adequação à sua idade e realidade.
10. Substitui a terapia?
O KidCoaching é terapêutico sem ser terapia. É coaching, segue os mesmos princípios, mas desperta talentos e o poder de resolverem seus problemas da melhor forma, com autonomia.
Suzana Nishie | Pedagoga, coach infantil, de pais e professores e, principalmente, mãe da Marina.
E-mail: coachsuzananishie@gmail.com
Quais os requisitos para ser uma coach infantil?