A presença de braquetes, fios e elásticos grudados nos dentes dificulta muito a higiene, pois impede a chegada da escova em determinadas regiões e também pela maior retenção de alimentos.
A higiene incorreta dos dentes, traz vários problemas aos dentes e gengivas como o aparecimento de lesões de cárie, doença periodontal (na gengiva) ou até mesmo manchas brancas após a retirada do aparelho.
Então, vamos as dicas preciosas:
1. Escova posicionada a 45 graus com o dente e sempre com movimento no sentido da gengiva para os dentes. Pode ser feita com qualquer escova dental, porém para uma melhor limpeza do aparelho, a escova ortodôntica com cerdas em V facilita e torna a escovação mais eficiente. A escova bitufo e interdental também são aliadas para melhor escovação
2. Fio dental: O uso do fio dental fica ainda mais difícil devido a presença do fio ortodôntico, mas não deve deixar de ser usado para evitar a gengivite. Alguns recursos auxiliares como o passa fio e o Superfloss facilitam bastante.
3. Enxaguatórios bucais com flúor podem minimizar o aparecimento de manchas brancas e cáries, mas não substitui a escovação e o uso do fio dental!!!!
4. A troca de escovas deve ser realizada quando as cerdas já estiverem danificadas ou sempre que necessário.
5. Consulte sempre o seu dentista em caso de dúvidas!!!
Dra Juliana Umakoshi| Especialista em ortodontia, mãe da Giovana, Trabalha na Odontoprime Campo Belo
Tel.: (11) 5533-0018 e (11) 98756-0900.
Responsavel técnica : Dra Sheila Cardoso Sipas mãe do Enzo e do Enrico