Quantas vezes você fala e não se sente escutado? E ao contrário, você acha que tem escutado bem o outro? A família junta em casa por tanto tempo pode ser motivo de muitos conflitos, mas também a chance de aprofundar a relação e conhecer melhor como o outro pensa e se sente.
Seguem 7 dicas para melhorar a escuta e com isso a conversa dentro de casa!
1. A escuta ativa requer tempo e presença, é parar tudo o que você está fazendo e prestar atenção no outro, sem pressa e sem pensar no que tem para fazer depois. Deixe o celular de lado, desligue a TV e olhe no olho.
2. De espaço para seu filho ou companheiro falar. Se você quer ser ouvido tem que aprender a escutar primeiro. Uma boa escuta faz com que o outro se abra para te ouvir também. Faça perguntas e convide ele a refletir sobre o assunto.
3. Evite pré-julgamentos, não ache que você sabe tudo que passa na cabeça do outro. Seja curioso e se interesse pelo que ele está falando. Evite preconceitos!
4. Nunca comece uma conversa séria cansado ou nervoso, nesse caso existe grandes chances dessa conversa virar um conflito! Sai da reatividade e escolhe o melhor momento – Escute, pare, pense e depois responda. Saia do automático
5. Não interrompa o outro. Tenha paciência e espere ele acabar de falar. Dê o exemplo e depois saiba pedir para o seu filho ou companheiro te escute até o final.
6. Uma boa escuta ouve mais do que palavras, ouve sentimentos e necessidades com empatia. Tente se aprofunda e pergunte sempre como ele está se sentindo com relação ao ocorrido.
7. Treinamos muito nossa fala e pouco nossa escuta. Lembre-se: Temos 2 ouvidos pois temos que escutar 2 vezes mais do que falar.
Está pronto para começar? Exercite em momentos descontraídos para quando a conversa estiver mais desafiadora você esteja pronto para ter uma escuta ativa e saudável!
Debora Hara Matalon | Mediadora de Conflitos com foco na melhora da comunicação familiar através das técnicas e ferramentas da mediação.
E-mail: ddmatalon@gmail.com
Debora, ótimas dicas, muito obrigada e parabéns.
Gostei principalmente da dica de perguntar como a pessoa está se sentindo com o ocorrido.
Oi Simone!
Que bom que gostou do texto! Realmente a Débora tem muita experiência em mediação de conflitos e trouxe dicas bem legais que podemos por em prática. Na próxima segunda teremos um 7 dicas sobre como evitar ruídos na comunicação que também está excelente!