Você já deve ter brincado de telefone sem fio! Muitas vezes o conteúdo de uma conversa pode ser distorcido por vários motivos. Chamamos eles de ruídos da comunicação. Imagine que a transmissão da mensagem pode ser comparada a uma viagem de avião. Nossa fala é a decolagem, o pouso é como a mensagem chega ao outro. Dependendo das turbulências do percurso, nem sempre a fala é recebida na chegada igual na partida. A forma que falamos impacta tanto quanto o seu conteúdo.
Para neutralizar esses ruídos que interferem numa boa conversa podemos usar algumas estratégias:
1. Veja se o ambiente é adequado, sem nenhuma barreira física. Não adianta começar uma conversa séria num local barulhento.
2. Ache o melhor canal de comunicação para o tipo de conversa desejada. Se é necessário uma conversa presencial, por telefone ou por mensagem. Uma conversa por WhatsApp pode gerar muitos conflitos. Nem sempre o que você escreve chega para o outro com o mesmo tom. Na dúvida fale pessoalmente.
3. Veja se o momento é adequado. Se seu filho está assistindo uma aula no computador provavelmente não vai ouvir o seu pedido para arrumar o quarto.
4. A disponibilidade psicológica ou fisiológica são essenciais para escolher o momento adequado. Uma pessoa que está muito nervosa ou com alguma dor aguda não consegue absorver uma mensagem e tende a resistir a escuta.
5. Na conversa entre pais e filhos, podemos pensar em um conflito de geração, pelas diferentes gírias e maneiras de expressões. Se a conversa é sobre uma prova no dia seguinte e o filho fala, por exemplo, “relaxa pai, vai dar tudo certo”, o pai pode encarar como falta de respeito e comprometimento, enquanto o filho apenas está querendo expressar que ele já se preparou para o exame e está confiante.
6. Ouça com atenção. Solte o celular, desligue a TV e esteja presente na conversa.
7. Faça perguntas para se certificar que a mensagem está correta. Cheque se você e seu filho entenderam o combinado!
É muito importante a conversa estar em sintonia para a troca de mensagem fluir bem em casa, proporcionando um ambiente de boa comunicação e bons relacionamentos!
Veronica Borger Cattan | Mediadora de Conflitos com foco na melhora da comunicação familiar e empresarial através das técnicas e ferramentas da mediação.
E-mail: veronica.cattan@gmail.com