Primeira menstruação: Como explicar para sua filha?
“Filha, menstruação é um pouco de sangue que sai do corpo da mulher uma vez ao mês pela vagina.
Isto é normal, saudável, desejável e sinal que o seu corpo está funcionando direitinho.
E para não sujar a calcinha, a gente usa um absorvente” (se usa outro, adapte a resposta).
A resposta acima é uma forma simples de INICIAR as explicações e reforçar a naturalidade do processo.
E é exatamente dessa forma que a primeira menstruação deve ser encarada em casa: com naturalidade e sem medos.
Dependendo da idade, explique aos poucos para a sua filha os conceitos básicos do ciclo menstrual, conte o que realmente representa o sangramento: descamação do endométrio (camada do útero) quando não há gravidez.
A grande dica é: tenha várias conversas, mas sempre curtas. Isso torna tudo mais simples para ela e evita a sensação de que está sendo “pressionada”.
Fale e repita com ela várias vezes: “Filha, todas as meninas já tiveram ou vão menstruar e isso é perfeitamente natural”.
Ah, e não espere ela menstruar para falar sobre menarca. Inicie essa conversa ainda na infância e reforce devagar quando as primeiras mudanças da puberdade começarem. Previsibilidade é tudo nessa vida e faz com que seja mais leve quando ocorrer.
Lembra quando você teve a primeira menstruação (menarca)?
Como teria sido melhor se a pessoa que você mais confiava tivesse te explicado sobre o que representa menstruar: um processo normal, que significa que o corpo da mulher está funcionando normalmente.
Teria sido melhor se você não tivesse escutado desde a infância características negativas sobre a menstruação.
Como teria sido melhor se tivessem te dado orientações sobre higiene, um tutorial sobre como colocar e descartar absorvente e tivessem te dado um kit menarca (tem post explicando).
Teria sido melhor se tivessem te falado que a menarca não marca o fim da infância e que a menina não vira mocinha apenas porque menstruou pela primeira vez.
Agora te digo que você tem o poder de fazer este momento da primeira menstruação diferente para a sua filha.
Converse com a criança e dê informações de forma respeitosa e carinhosa e lembre como você fala da sua menstruação perto da sua filha.
Dra Gabriela Azevedo | Endocrinopediatra
CRMMG 59542/ RQE 50806