Os cuidados com o assoalho pélvico são muito importantes para garantir o bom funcionamento da musculatura na região.
Existem alguns hábitos que prejudicam os músculos do assoalho pélvico e podem causar problemas como incontinência urinária.
- Constipação – Acaba por aumentar a sobrecarga nos músculos do assoalho pélvico. O esforço constante para evacuar pode predispor também o aparecimento dos prolapsos dos órgãos pélvicos (bexiga caída).
- Segurar demais o xixi – Segurar por mais de 4 horas o xixi além de predispor as infecções urinárias, pode levar a um aumento de tensão da musculatura e uma sobrecarga. Afinal esses músculos terão que fazer mais esforço para segurar esse xixi, levando ao enfraquecimento dessa estrutura.
- Ir ao banheiro sem estar com vontade – Pode levar a uma bexiga com baixa capacidade de armazenar o xixi. A bexiga é um músculo e deve ser capaz de armazenar em média de 400ml a 500ml de urina.
- Ficar muito tempo sentada – Isso mesmo! Antigamente as mulheres eram menos sedentárias. Acordavam com mais frequência e caminhavam mais. O assoalho pélvico é um músculo postural, manter-se ativa estimula o seu bom funcionamento.
Incontinência urinária
A incontinência urinária ocorre em situações de aumento da pressão intra abdominal.
As situações do dia a dia mais comuns em que ocorrem os famosos “escapes” são a tosse, o espirro, o levantar peso e os saltos.
Você sabe quais são as atividades esportivas em que mais ocorre a incontinência urinária de esforço?
Jogadora de voleibol, corredores de longa distância e mulheres praticantes de crossfit.
Dentre as atividades de crossfit, as que mais causam escapes de xixi são o double under, pular corda e box jump.
A fisioterapia pélvica atua melhorando a pressão de fechamento da uretra por meio do treinamento muscular do assoalho pélvico, manejo da pressão abdominal, e postural.
É importante sempre manter os cuidados com o assoalho pélvico no dia a dia.
Suzanne Ginzberg| Fisioterapeuta pélvica-obstétrica e doula, Especialista pela UNIFESP
Cel.: (11) 99967-6306