Uma pergunta importante dos pais durante consulta pediátrica é: quando devemos começar a fazer exames de rotina na criança ou ainda fazer um check up?
A resposta não é simples e depende bastante do contexto socioeconômico e histórico família da criança.
Mas, começo minha explicação na base. Por que pedimos exames de check up? Ora, para descobrir doenças silentes em que eu possa atuar com medicação ou mudança de estilo de vida.
Na criança, o primeiro exame de check up é o teste do pezinho, feito ao nascimento.
O próximo exame que a academia americana de pediatria – AAP (que não é amplamente adotado no Brasil) é um hematócrito (picadinha na ponta de dedo) com 1 ano de vida. Se a criança come proteínas adequadamente e foi amamentada ou utilizou fórmula durante o primeiro ano, alguns pediatras (me incluo neste grupo) não pedem o hematócrito.
De acordo com normativa da AAPO, o próximo exame a ser pedido é um lipidograma (colesterol) entre 8-12 anos. Portanto, do nascimento até 8 anos, muitas crianças não coletam nenhum exame e isso está ok. Claro que algumas situações nos obrigam a coletar antes exames.
Em resumo, fiquem tranquilos se seu pediatra não solicitar os exames de rotina da criança, mesmo que o colega do seu filho teve exames pedidos. Se seu filho está comendo bem e crescendo normalmente nas curvas e na vida, provavelmente o primeiro exame de rotina será com 8-12 anos.
Dr. Ariel Levy | Clínica Pediátrica com excelência em conhecimento e atendimento absolutamente personalizado.
11 43062242/ 11 999700505 | Av. Angélica 688 – 1° andar