A rinite como sabemos trata-se de uma inflamação e inchaço da mucosa nasal.
Todo mundo que tem rinite tem asma?
Essa uma pergunta muito frequente das mães quando o diagnóstico de rinite é concluído, nossa ele vai ter asma então??
Bem, dividimos a via aérea em superior (nariz e garganta) e inferior (pulmões) e pode se dizer que são uma via continua de mão dupla, portanto fazendo com que o nariz e o pulmão tenham uma íntima relação.
Sabe-se que tanto a asma como a rinite são expressões de uma única doença que é a alergia respiratória.
Tem estudos relatando que aproximadamente 70% dos asmáticos tem também rinite alérgica. E já se sabe que não tem um tratamento o mais adequado possível da rinite, então terá dificuldade em controlar a asma.
Portanto, devemos adotar um conceito de via aérea unificada e tratá-la como um todo com uma equipe multidisciplinar composta por otorrinolaringologistas, pneumologistas e alergologistas.
Nariz bom, pulmão bom.
Nariz ruim, pulmão provavelmente chiando!
Qual a relação da rinite com a otite média?
A cavidade do ouvido médio (localizada atrás do tímpano, dentro do ouvido) tem uma comunicação com o nariz atrás da estrutura chamada tuba auditiva.
Quando se está em crise de rinite alérgica, geralmente há uma produção a mais de muco e com o edema o que pode aumentar o risco da secreção ir para o ouvido, seja ao assoar forte, a não lavagem nasal correta para a limpeza e remoção do excesso de secreção entre outras causas.
Então o paciente sente uma sensação de pressão no ouvido que muitas vezes é dolorosa, sensação do ouvido tampado, pode ter febre ou não!
E assim que fazermos a otoscopia (olhamos o tímpano) e ele está alterado e ao conversarmos com o paciente muitas vezes já fazemos o diagnóstico, dessa forma podemos tratá-lo e orientá-lo melhor.
Você já teve a sensação de ouvido tapado por conta de rinite?
Dra. Giuliana G. Carmona | Otorrinolaringologia e Medicina Estética
(11) 91406-1788