A maioria das crianças começam a andar sozinhas mais ou menos entre os 11 e 16 meses com os pés planos nos chão. Mas, algumas crianças andam na ponta do pé, começando com o apoio quase todo nas pontas. Esse padrão de marcha normalmente desaparece após 6 meses que ela começou a andar ou, em outros casos, até o fim do terceiro ano de idade ele praticamente some.
O que você vai encontrar :
Quando isso persiste após os 3 anos de idade…
Quando isso persiste após os 3 anos de idade, a criança normalmente consegue ficar em pé com seus pés planos no chão quando esta parada, mas assim que começa a andar ou correr ela o faz nas pontas dos pés. Isso é o que chamamos de marcha digitígrada.
E quando já foram feitas avaliações com os médicos ortopedista, pediatra e neurologista, sem diagnóstico/causa para justificar o que esta acontecendo, e o que chamamos de marcha digitígrada idiopática. Isto quer dizer que a criança anda na ponta dos pés sem causa conhecida.
Estudos sobre o assunto
Ainda não há estudos suficientes, ou alguém que tenha descoberto porque algumas crianças preferem andar sobre a ponta dos pés. Mas sabemos que em comum a maioria dessas crianças andam com joelhos extendidos (ou quase), andam na ponta dos pés com os dois pés, conseguem ficar em pé com os dois pés retos no chão, tem o físico adequado para manterem-se brincando com outras crianças da mesma idade e comumente tem alguém na família que também andou na ponta dos pés quando era criança.
Muitas vezes as famílias não buscam ajuda profissional quando notam que a criança sempre anda na ponta dos pés. Algumas até acham “bonitinho andar como bailarina” ou dizem o quanto “é fofo ele sempre alegre e saltitante”.
Mas a falta de avaliação e orientação por um profissional da área pode levar a diversas desordens músculo esqueléticas.
O quanto antes esse padrão for identificado, mais fácil será a prevenção de problemas musculares. Isso porque as crianças que andam constantemente nas pontas dos pés podem desenvolver encurtamentos de tendões e músculos da parte posterior das pernas e com isso acontece a diminuição da amplitude de movimentos dos tornozelos. Também pode ocorrer diminuição de forca dos músculos da parte anterior das pernas. O que acaba se tornando uma bola de neve, pois fraqueza somada a encurtamentos causara mais dificuldade para colocar os calcanhares no chão.
Calçado Ideal:
A procura pelo calcado ideal também e uma preocupação constante entre pais e profissionais. Um calcado apropriado deve ser escolhido com calma, e ha de se fazer testes, pois ele não vai corrigir o problema mas pode ajudar a criança a manter os calcanhares mais próximos ao chão.
Para essas crianças e preciso lembrar de alguns detalhes importantes quando forem procurar novos calcados:
- sapatos mais firmes ou rígidos são sempre melhores do que aqueles maleáveis ou macios especialmente na parte do meio da sola;
- a parte de trás do calcanhar deve ser forte e rígida para não permitir que se dobre ou que pisem em cima;
- calcados de cano alto (ou pelo menos os que vão ate os ossinhos laterais acima do tornozelo) e com sola ampla (que apoie toda a sola do pé) oferecerão sempre um melhor suporte para os pés.
Tratamentos
Na maior parte dos casos as crianças com marcha digitígrada não precisam de cirurgias. E os tratamentos tao importantes podem servir para corrigir ou para prevenir que piore.
Durante o tratamento são trabalhados alongamentos, fortalecimentos e algumas vezes os médicos indicam também a utilização de gessos ou órteses.
Há linhas de tratamento que utilizam de injeções de Toxina Botulínica A no intuito de diminuir a forca do tendão e músculos do calcanhar. Com isso, prevene o andar na ponta dos pés.
E a fisioterapia trabalha com intensidade todos os pontos importantes para minimizar os riscos de alterações posturais futuras e da orientações sobre os melhores exercícios ou atividades que devem ser feitos em casa.
E importante lembrar que nem sempre e possível conseguir um padrão de marcha “perfeito”, mesmo apos tratamentos. Pois tudo depende da intensidade do padrão, do seguimento de orientações em casa e do tempo que demorou para a criança passar por avaliação e receber o tratamento adequado.
Shirlei Fridman Rosenberg | Fisioterapeuta
Crefito 3/35831F
Contato: shifrosenberg@gmail.com | (11) 99928.1888
Meu filho tem 6 anos.e pisa na ponta do pe levei ele no pediatra.me encaminhou ao ortopedista a tres anos espero essa consulta pelo sus e ate hoje nada..tem algum exercicio que eu posso fazer com ele pra ajudalo ou massagem.?um tratamento particular e muito caro?
Massagear bem as panturrilhas, realizar alongamentos nas pernas, estimular ele a andar com o calcanhar, sao coisas que ajudam, mas precisa ser o quanto antes, pois acima dos 4 anos ja é diagnosticado como patologia e precisa muito de um tratamento específico para que isso nao lhe traga maiores problemas futuros!! Para mais informações curta minha pagina Dra. Melini Vieira Tófoli no facebook, mande uma mensagem lá
Meu neto tem cinco anos e anda na ponta dos pés já levamos em três ortopedista e dizem que é normal : mas vejo que não porque os pés está muito tortos o que pode ser feito ??
Boa noite.
Preciso muito da ajuda de alguém, não sei mais o que fazer, levei meu filho em ortopedistas e posturologia e permanece andando com o pé alto. Ele já tem 9 anos e não consegue corrigir essa questão. Eu e minha esposa ficamos nervosos com ele, mais sabemos que a culpa não é dele, o que podemos fazer? Precisamos realmente de uma orientação.
Minha filha também tem 8 anos e também anda nas pontas dos pés… Tive q fazer o cartão de todos e passei na ortopedia. E hoje ela está fazendo a fisioterapia está na 6 sessão já. E estou vendo uma grande melhora já no pezinho dela. Antes ela forçava muito os pés pró alto… AG já está colocando bem os pés no chão… Já tem um
dos pés q já está todo no chão agora falta o outro…. Mais aconselho pagar as fisioterapia só assim terá resultado….
Logo que meu filho começou andar (1 ano e 1 mês) ele começou andar nas pontas do pés, levei em alguns médicos, um histórico longo e resumindo: Perto de 3 anos de idade eu descobri que ele tinha um problema em um osso do pé: o Tálus (o exame acusou não ossificação do navicular esperado para a faixa etária), mas como moro no interior, fui buscar recursos de cidade grande, procurei uma ortopedista pediátrica e descobri que na verdade meu filho tem Diplegia Espástica Bilateral Grave por consequência de uma Paralisia Cerebral, por isso o problema do tálus, o desenvolvimento é lento, uma característica da PC. Ele ainda anda nas pontas do pé, não quis fazer cirurgia e optei por tratamento com Botox, que pra mim é caro, primeiro, eu sou pobre, é em outra cidade que por sinal é longe e eu não conheço ninguém então há gasto com viagens, comida e hospedagem, junto com esse tratamento vem a fisioterapia, órteses e Equoterapia, fora os exames. Tenho 2 empregos, um para bancar a casa e outro para o tratamento, mas para mim não importa desde que meu filho fique bem. Uma dica não fiquem no “é normal andar assim” procurem saber a causa o mais rápido possível e sempre busque uma segunda opinião. As vezes bate um desespero e parece que ninguém me entende, especialmente quando eu choro, eu sei que poderia ser pior, mas saber que meu filho vai carregar um laudo com CID de Paralisia Cerebral pelo resto da vida me deixa triste…
Nossa! Triste! Mas Deus há de te dá forças! Eu tenho uma bebê vai fazer 1 ano e 2 meses, ela anda nas pontas dos dedos, no começo achei que fosse normal, mas com o passar dos dias percebo que estar se agravando, ela anda muito pouco cai com muita facilidade, estou mt preocupada, pois n tenho recurso algum pra levá-la pra um especialista particular, aqui as coisas de graça são mt cheias de burocracia, sinto-me de pés e mãos atadas! 🙁
Prezada Caroline Rodrigues:
Me encontro na mesma situação. Meu filho de 3 anos anda assim sem causa específica.
Mas algo que ajuda é andar na areia da praia, areia fofa. Já estamos na fase de procurar ajuda específica mas enquanto isso a areia da uma ajuda.
Um bj
Jussara.
Meu filho tem 11 anos,ele anda na ponta dos pés,achei que era algo que ele acostomou ,mas vejo que não, o que tenho que fazer para ajudar ele andar normal
olá boa noite, estou lendo essa publicação e me identifiquei muito, meu filho está fazendo e10 anos e caminha nas pontas dos pés , eu achava normal ate eu começar a trabalhar cm crianças autistas, meu filho é uma criança normal, saudadel, mas ainda caminhar nas pontas dos pés nao é legal.
pode me indicar o que faço?
Meu filho tem 6 anos nasceu prematuro só anda nas pontas dos pés tem uma coordenação ruim cai fácil um dos pés da perdendo parte do calcanhar tá da pra sentir do osso a pele tá secando faz fisioterapia mais os joelhos dói e vive reclamando de dor nas pernas