É por volta de 6 meses que o primeiro dentinho começa a erupcionar na boquinha do bebê. Para alguns, este fenômeno passa desapercebido, mas para outros pode trazer alguns sintomas, o que pode preocupar as mamães!
A erupção dentária é um fenômeno natural, fisiológico, e não uma doença. Mas embora seja fisiológico, pode vir acompanhada de alguns sintomas como:
Diarreia: que pode estar relacionada ao ato do bebê colocar sempre algo na boca e acabar ingerindo microorganismos.
Febre: há controvérsias na literatura quanto à origem de um estado febril nesta fase. Uns dizem ser ocasionado por uma leve reação inflamatória gengival durante a erupção do dentinho, mas outros associam estas febrículas a viroses ou infecções .É importante lembrar que esta reação inflamatória é leve e portanto a febre é baixa. Caso seja febre mais alta, podemos descartar a erupção dentária como a causa.
Inflamação gengival: a gengivinha do bebê pode ficar alguns dias inchada e dolorida.
Bolinhas e vermelhidão ao redor da boca
Aumento da salivação: Do sexto ao décimo mês de vida do bebê, há um amadurecimento das glândulas salivares, o que torna a saliva mais espessa e dificulta a deglutição. Mas este aumento de salivação também pode ser ocasionado pelo desconforto da erupção dentária.
Perda de apetite e irritabilidade
E o que fazer?
1. Para ajudar o bebê nesta fase, existem mordedores com conteúdo líquido ou gelatinoso no interior cujo objetivo é que seja colocado na geladeira previamente e oferecido geladinho ao bebê para aliviá-lo deste desconforto.
2. Alimentos e bebidas mais geladas também podem ser oferecidos.
3. Uma massagem com gaze ou lencinho na gengiva.
4. O Odontopediatra é o profissional que pode ajudar a mamãe nesta fase difícil, mas especial e inesquecível!!!!!
Dra. Lecy Schwantes Iório| Odontopediatra, mãe do Artur e da Manu, Trabalha na Odontoprime (Campo Belo)
Telefones: (11) 5533-0018 e (11) 98756-0900.