Olá mamis, uma mãe do grupo me pediu para falar sobre crianças com intestino preso, então lá vai….
A obstipação intestinal é definida como a retenção de fezes no intestino além do tempo normal. Frequentemente as fezes ficam secas e endurecidas e a criança precisa fazer muita força para evacuar, muitas vezes causando fissuras no bumbum e muita dor, o que pode fazer com que a criança tenha medo de fazer coco e segurar o máximo possível, agravando ainda mais o problema.
Os bebês amamentados exclusivamente com leite materno podem ficar dias sem evacuar sem estar com obstipação intestinal. O leite materno é totalmente ajustado a maturidade intestinal e altamente absorvido pelo organismo, portanto isso é normal. Geralmente o problema aparece quando se inicia a introdução alimentar e fórmulas infantis.
Para as crianças que iniciaram papinhas:
– Ofereça água várias vezes por dia. No aleitamento materno exclusivo, as mães não precisam dar água aos bebês e é muito comum esquecer de oferecer quando se inicia a introdução de novos alimentos. Muitas vezes o problema está aí!
– Sempre acrescente uma verdura nas papinhas (ex: couve, acelga, escarola, espinafre). As verduras estimulam o funcionamento intestinal.
– Não bata as papinhas no liquidificador, o recomendado é amassar legumes e frutas com o grafo para não ocorrer perda de fibra e estimular a mastigação.
– Os farelos de cereais, como a aveia são ricos em fibras, mas devem ser utilizados com moderação e sempre junto com líquidos para não piorar o quadro de obstipação.
– Muitas vezes a mãe coloca mais leite em pó do que o recomendado na fórmula, dessa forma há pouca quantidade de água, podendo resultar em prisão de ventre. Coloque a quantidade de leite e água nas proporções certas.
Para as crianças maiores:
– Oferecer água várias vezes por dia.
– Aumente o consumo de verduras e sempre que possível oferecê-las cruas;
– Aumente o consumo de frutas laxativas, como mamão, ameixa, laranja com bagaço, manga e abacate.
– Dê preferência aos alimentos integrais, como pão, cereal, arroz e macarrão.
Se o problema continuar mesmo com as mudanças na alimentação, consulte o pediatra.
E para finalizar uma dica que pode ajudar bastante: Cozinhe 4 ameixas pretas sem caroço em 500ml de água por 10 minutos ou até que fiquem bem molinhas. Passe a água do cozimento da ameixa na peneira amassando as ameixas. Você pode dar essa água junto com sucos, vitaminas (nesse caso bata as ameixas junto) ou com o leite.
Um beijo,
Michelle Fischer | Nutricionista – CRN 14963