7 dicas para ajudar na volta às aulas das crianças | Mamis na Madrugada

As férias escolares estãoa acabando, e a dúvida que estamos é como ajudar na volta às aulas das crianças. E como tornar a volta às aulas um momento mais tranquilo?

ajudar na volta às aulas das crianças
A última dica é a mais importante.
A “postura de estudante” ou seja, a forma como o aluno encara a escola e os estudos, ajuda o aprendizado e principalmente torna a escola e os estudos algo bacana e não um castigo.
Assim como nós adultos, o início dos ciclos, renova as energias, ânimos e dá fôlego para mais uma jornada.
1. Faça uma contagem regressiva dos dias que faltam para acabarem as férias.

É bacana que esse calendário seja físico (não virtual), visível (por exemplo fixado na porta da geladeira) e que conte com a participação da criança na sua confecção e atualização. A criança pode marcar um “X” até chegar no grande dia!

2. Incentive as crianças a criarem o cardápio dos lanches para escola junto com os pais.

Levar ao supermercado, ajudar a fazer escolhas mais saudáveis, conversar de forma tranquila inclusive sobre o orçamento da casa (educação financeira se ensina!). É muito comum as queixas dos pais de que os filhos não se comportam nesse tipo de situação; ótima oportunidade de ensina-los.

3. Organize o material escolar.

As crianças precisam participar desse momento. O que pode ser reutilizado dos anos anteriores? E doado? O que precisa ser comprado? Muitas vezes, juntar o que tem perdido pela casa, em gavetas esquecidas gera boas conversas sobre economia e sustentabilidade.

4. Assim como os adultos, as crianças precisam de férias.

Mesmo. Evitem força-las a fazer atividades escolares. O que não impede de incentivar leitura de livros, escrita de listas e bilhetes, jogos educativos. Mas os formatos devem ser diferentes e sem um climão de cobrança.

5. Organize os horários de dormir.

Dias antes, comece a controlar os horários que as crianças vão para a cama, a rotina ajuda o corpo a ir se acostumando com o padrão das aulas de forma tranquila e sem estresse. Banho, escovar os dentes e dormir. Esse tipo de hábito, portanto, ajuda ao corpo ir entendendo que está perto da hora de descansar.

6. Como estão os uniformes?

Ainda cabem? Estão em condições de uso? Precisa dar um pontinho no joelho rasgado? Assim como a gente quando vai começar em um novo emprego, caprichamos na roupa, as crianças se sentem bem e motivadas com um uniforme cuidado… portanto, capriche na lavagem para desencardir, uma camiseta nova, esses detalhes ajudam! E muito!

7. Os adultos têm pouca ou nenhuma empatia com as crianças.

Mas se a gente se colocar no lugar deles em situação parecida, fica mais fácil se conectar e fazer pequenas mudanças.

Nada disso é fácil… mas é um esforço que deixa marcas eternas. Como foi a sua própria vida escolar? Como poderia ter sido melhor? Às vezes um bilhetinho escondido no estojo – que é de graça – traz acolhimento e amor, mesmo à distância.
Gostaram dessas dicas para ajudar na volta às aulas das crianças?
Compartilhe