Você já tentou chamar algum bebê recém-nascido e não recebeu atenção? Não se preocupe, o fato é que os bebês enxergam de forma diferente dos adultos. Acompanhe nesse post como enxergam os bebês nos primeiros meses e anos de vida.
Ao nascimento, tanto o globo ocular quanto o sistema visual central ainda não estão completamente desenvolvidos. As primeiras imagens que eles enxergam estão muito embaçadas, em preto e branco e devem ter um alto contraste para serem vistas.
No segundo mês, já conseguem seguir objetos e reconhecer os rostos dos pais. O contato visual é melhor e mais estável até uma distância de aproximadamente 30cm.
Com 3 e 4 meses de vida, a fixação visual está desenvolvida e coordenada. Os bebês conseguem seguir os objetos de interesse em todas as direções. Principalmente os objetos coloridos que chamam muito a atenção.
A partir do sexto mês, os bebês devem manter o alinhamento normal dos olhos, aprimorando sua visão de profundidade ou “3d”.
Com o passar dos meses, a visão vai melhorando e as cores e contrastes vão se definindo.
Visão na primeira infância
Ao redor dos 3, 4 anos, os marcos essenciais de desenvolvimento se consolidam e a criança já pode apresentar a mesma visão do adulto. Mas, o desenvolvimento visual não está completo e continua até os 7 anos.
Então, atenção! Qualquer coisa que aconteça com os olhos do bebê e da criança até os 7 anos, pode influenciar e muito no seu desenvolvimento visual.
Dra. Ana Soncini | Oftalmologista
CRM/RS 39007 | RQE 30641