Talvez seja chover no molhado, mas um texto reforçando a importância do esporte na infância e também na adolescência sempre é bem vindo.
Seguem os 7 motivos para incentivar seu filho a praticar algum esporte que goste:
- Muscular: o esporte melhora a performance muscular. A melhora na performance muscular protege as articulações.
- Cardiovascular: Da perspectiva da saúde, a melhora da performance cardiovascular também está ligada à prática de esportes
- Melhora no sono: Aumento de endorfinas deixando a criança mais calma além do aumento do pico de melatonina noturno.
- Aumento da concentração: O esporte ajuda a criança a ficar mais concentrada.
- Melhora do humor: Com aumento das endorfinas, a criança fica mais complacente, além do bom humor pós esporte no dia e no dia seguinte.
- Do ponto de vista alimentar, o esporte diminui a fome, levando a uma diminuição da ingestão de carboidratos, e, portanto, perda de peso em quem precisa.
- Benefício social: Existem muitos outros benefícios médicos, mas gostaria de pontuar algo que o esporte traz e não pensamos bem: a parte social.
O esporte, principalmente o coletivo, coloca a criança numa simulação da vida. Ela entra em contato com vitórias, derrotas, frustações cedo na vida, de maneira bem atenuada. É colocado na situação onde tem que liderar, ser liderado e ainda convencer o seu time de algo ou ceder a uma ideia melhor que a dele. E tudo isso, em uma situação onde o final (resultado do jogo) não importa tanto.
Portanto, um treino para num futuro em que o resultado final importar (faculdade, emprego, etc), a criança esteja preparada.
Em resumo, vemos o esporte como fundamental do ponto de vista médico, mas muita vezes esquecemos do bem social que ele traz. Sob ambas perspectivas, coloque seu filho em esportes ao menos 2x/semana. A importância do esporte na infância é extrema.
Dr. Ariel Levy | Clínica Pediátrica com excelência em conhecimento e atendimento absolutamente personalizado.
11 43062242/ 11 999700505 | Av. Angélica 688 – 1° andar