Melasma é uma desordem da coloração (manchas escuras) da pele em áreas que estão mais comumente expostas ao sol (face, braços e colo).
Ambos os sexos podem apresentar, mas geralmente acomete mais as mulheres que os homens e as raças negra e asiática tem maior predisposição. É importante lembrar que os latinos são uma mistura de raças e também podem apresentar a desordem!
O melasma pode ser divido em três categorias:
• Epidérmico – mais superficial
• Dérmico – vai do superficial ao profundo
• Misto
CAUSAS DO MELASMA
Não há uma causa definida para o surgimento de Melasma. É uma desordem multifatorial pois todos os fatores que provocam uma hiper atividade dos melanócitos (células que produzem o pigmento da pele) ou que levam a uma inflamação da área afetada. Isso leva ao aumento do calibre dos vasos sanguíneos na derme e alteração da barreira cutânea.
Então, temos algumas causas que podemos listar:
*Genética
*Hormonal – na gestação onde há um aumento significativo dos hormônios e as mulheres propensas a ter melasma já percebem as manchas.
*Imunológico – pessoas com doenças auto imunes, por exemplo LÚPUS também tem mais tendência.
*Psicológico – stress, ansiedade, depressão: acredita-se que há um aumento dos radicais livres e assim há uma alteração na produção de melanina
O vilão mais conhecido e sabido de todos é o *CALOR – seja dos raios solares ou do ambiente aquecido como cozinhas, uso de secador de cabelo, chapinha.
TRATAMENTO PARA O MELASMA
Infelizmente, o melasma não tem cura, pois a sua fisiopatologia não é bem definida e também por ser uma doença multifatorial.
Mas, podemos ter o controle, sendo que o ponto de partida para o tratamento eficaz é o uso de protetor solar com alto fator de proteção (FPS) e também dever ser físico, portanto protetor com cor.
O tratamento pode ser com:
• Cremes clareadores
• Antioxidantes tópicos e orais
• Peelings
• Laserterapia
Por fim, o mais importante é evitar o calor sempre!
Dra. Giuliana G. Carmona | Otorrinolaringologia e Medicina Estética
(11) 91406-1788