Hey Mamis! Tudo bom com vocês? Aqui é a Dani Zaccai, e estarei quinzenalmente com vocês para dar dicas de beleza e maquiagem! Para vocês me conhecerem um pouco, vou contar rapidamente sobre mim: Tenho 27 anos, sou formada em comunicação social pela ESPM, mas “larguei” a área para me dedicar a minha paixão: maquiagem! Fiz cursos de Visagismo com Philip Hallawell, Design de Sobrancelhas e Maquiagem no Liceu de Maquiagem e também no Make up Designory em NYC!
**
Vamos começar falando do maior pesadelo de beleza das Mamis? As olheiras, claro! Eu tinha que começar com um post desses!
As olheiras são manchinhas arroxeadas na região abaixo dos olhos, que ganham destaque porque a pele desta região é bem fina e transparente, deixando os vasos sanguíneos à mostra. As causas são as mais diversas: a genética, a etnia, e o avanço da idade. E ainda podem serem agravados com noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e também com o período menstrual. As minhas são obviamente genéticas (tenho descendência egípcia, e ô pessoal para ter olheiras!), e se agravam em dias que durmo pouco e estou mais cansada.
Há quem diga que fatias de batata ou pepinos gelados amenizam a olheira. A batata por ter propriedade de clareamento da pele; o pepino é um bom descongestionante e calmante; ambos gelados porque o frio ajuda a fechar os vasos que dão a aparência escura à pele. Outro truque é usar compressas de água gelada ou de chá de camomila ao redor dos olhos, entre 5 e 7 minutos.
Existem diversos tratamentos para olheiras, como laser, peeling e drenagem linfática. Porém, os tratamentos das olheiras devem ser contínuos, já que não existe um método eficaz de acabar de uma vez com as olheiras.
Um grande aliado das mulheres é o corretivo, um elemento da maquiagem capaz de dar uniformização à pele, amenizando olheiras e disfarçando manchas, cicatrizes e espinhas. Existem corretivos neutros, que são da tonalidade da nossa pele e corretivos coloridos, que neutralizam a cor da sua olheira. E é aí que eu vou ajudar vocês! Hoje explico como funcionam os corretivos coloridos, e na minha próxima coluna mostro os tipos de corretivos, explico as diferenças e dou algumas dicas de produtos! O princípio dos corretivos coloridos é muito simples: As cores opostas na roda das cores (abaixo) se neutralizam, ou seja, se anulam.
E qual usar em qual situação?!
Lilás: cobre manchas marrons e amareladas, como espinhas inflamadas, manchas de gravidez e de sol.
Verde: neutraliza manchas vermelhas, principalmente espinhas. Serve para esconder vasinhos, cicatrizes com esse tom e nariz de gripe.
Amarelo: Neutraliza manchas arroxeadas de olheiras e pequenos hematomas.
Vermelho: Encobre manchas brancas, como vitiligo; neutraliza manchas esverdeadas, como alguns tipos de olheiras. Ou seja, se a sua olheira é arroxeada, aplique corretivo amarelo. Se a olheira for castanha ou amarelada, aplique corretivos rosados/roxos. Se a região for vermelha, o corretivo verde é ideal!
Como aplicar? Primeiro aplica o corretivo colorido da cor necessária para camuflar o que você precisa camuflar, somente no local da mancha. Depois é só aplicar o corretivo da cor da sua pele por cima.
Reuni algumas dicas de corretivos coloridos de marcas diversas (preços diversos!) como opções:
A Coastal Scents é uma marca americana de produtos de make e pincéis, com um preço muito acessível. Os correios do Brasil são lentos, então a entrega demora um pouco, mas vale a pena a espera. Eu tenho uma paleta grande de corretivos que tem alguns coloridos e eu gosto bastante! Sugiro a visita ao site da Coastal Scents, e também a compra em conjunto com alguma(s) amiga (s), já que o frete é uns 12 dolares.
Dermage, Vult e Tracta podem ser encontradas no site da Época Cosméticos. Já produtos da Benefit podem ser encontrados na Sephora.
A Kryolan uma marca de maquiagem voltada principalmente para o teatro e o mundo artístico. Ela tem uma super fama, que seus produtos são de alta cobertura, alta pigmentação e alta duração, então o mercado consumidor cobiçou, e agora pode comprar também. Onde encontrar: no showroom da marca, R. Bela Cintra, 2006 – Consolação.
É isso Mamis, espero que tenham gostado das dicas, e fiquem ligadas no próximo post, sobre tipos de corretivo e dicas de produtos!
Beijos,
Dani, amei esse post!!
Sempre usei corretivo amarelo, mas sou super cismada com minhas manchas (de espinhas) na pele… agora vou atrás de corretivos COLORIDOS, que eu nem sabia que existiam…
Obrigada pela dica!!
beijão!!
Oi Priscila! Fiquei feliz com o seu comentário!! que bom que gostou do post!! Vai sim atrás desses corretivos, e depois escreve o que achou deles, hein?
Super beijo! e continue acompanhando as dicas aqui no Mamis e lá no Make Up Your Styles, meu blog!