A caridade é perversa | Mamis na Madrugada

Para ler a coluna hoje, você deve abrir seu coração; muitas das coisas escritas aqui, irão contra princípios muito naturalizados.

O egocentrismo, a vaidade e até a maldade ganham roupagem disfarçada de altruísmo, fazer o bem ao próximo e a solidariedade.

Em nome de “fazer o bem” as pessoas são capazes de atos terríveis.

Essa época do ano, próximo ao natal, vemos muita “caridade” sendo feita. Mas ó que é caridade? Caridade é limpar o guarda-roupa e “doar” para os carentes? Caridade é querer esvaziar a brinquedoteca do seu filho e com o pretexto de ajudar as “crianças que não têm nada” o incentiva a dar os quebra- cabeças com peça faltando? A boneca sem braço? O jogo incompleto? O livro rasgado?

Caridade é levar seu filho numa instituição de criança pobre “para ele ver a realidade”. Isso é visita ao zoológico: você vê o bicho em seu habitat natural, sai de lá e vai almoçar no Mc Donalds! E ainda dorme bem achando que sua missão está cumprida.

Vejamos os termos:

Carente? Carente de que cara- pálida? Carente são os filhos que não veem seus pais. Criança pobre é criança pobre. Rico pode ser carente, esse eufemismo só atrapalha a solução.

“Crianças que não tem nada”, esse para mim é o pior! Há uma desqualificação de toda a bagagem cultural dessa família, desse contexto. A criança tem sua história, suas habilidades. Os contextos vulneráveis, muitas vezes exercitam o potencial criativo, a coordenação motora e as artes!

A caridade desempodera, enfraquece a relação porque nesse jogo quem tem, é melhor do que quem não tem! Ao pobre cabe a resignação e a humilhação. Existe a perda da possibilidade de encontro. Todos conhecemos alguém que acha que pobre não tem nada a ensinar. Que serve apenas para servir, receber migalhas e ainda ser grato! E pobre aqui pode ser qualquer um, afinal sempre tem alguém mais rico, né?

Doar aquilo que não te serve mais (com qualidade) é digno, usar isso para promover sua autoimagem de “pessoa do bem” doando cacareco é perverso.

Colabore com instituições sérias e promova a transformação social!

Compartilhe