7 Dicas de como contar histórias para as crianças antes de dormir | Mamis na Madrugada

1. Faça este ser um momento prazeroso e esperado pela criança, se este for  recheado de carinho, risadas e encantamento, com certeza ficará mais fácil. Esta é uma troca de cumplicidade e tem que ser feita cem por cento focada nesta leitura de você para ela.

2. A escolha do livro  tem que ser feita pela criança e já aviso é normal querer sempre a mesma história pois isto traz segurança de um sono melhor com a certeza de que amanhã terá mais.

3. Uma das dicas mais preciosas é modifique a entonação, ou seja mude a voz dando vida aos personagens pois assim o prazer de ouvir é muito maior.

4. Nem sempre tem que ter um livro em mãos, você pode criar uma história principalmente sobre o cotidiano ou preferência de seu filho. ( convido a todos conhecerem a emocionante história criada pela Claudia Neufeld  para seu filho, chamada “As Aventuras do Capitão Pirata da Barba Verde”).

5. Bonecos de pelúcia (preferências da criança) podem também ser o locutor da história bem como fantoches, mas lembrem-se quando o boneco for o autor, de vida a ele e ao contar olhe para ele pois assim a criança vai entrar no mundo do faz de conta dando realmente vida a estes bonecos.

6. Ao terminar a história faça uma massagem com um óleo relaxante tornando este momento o mais especial e trazendo boas vibrações para que este sono seja tranquilo. Sugiro movimentos da shantala (massagem milenar indiana descoberta por Frédérick Leboyer, e consiste num momento diário de afeto entre mãe e bebê.).

7.E por final não esqueça da preparação do ambiente e como aqui nosso objetivo e dormir deixe a luz semi apagada e a casa em silêncio ( se possível ).

Objetivos: Imaginação, criatividade, curiosidade, troca de carinho, gosto pela leitura e aprimoramento da linguagem.

Estas foram as dicas de hoje de uma professora e contadora de histórias.

 

Compartilhe