7 Dicas sobre o uso do botox | Mamis na Madrugada

Mais conhecida como botox, a toxina botulínica se tornou uma grande aliada de homens e mulheres que desejam combater os efeitos da passagem dos anos na pele. Esse tratamento dermatológico atua amenizando rugas, linhas de expressão e até mesmo no tratamento da hiperidrose, o suor excessivo.

A toxina age diretamente na contração dos músculos que provocam as rugas. “Essa substância é extraída de uma bactéria denominada Clostridium botulinum, que tem a capacidade de paralisar e relaxar a musculatura. Com isso, a substância suaviza os contornos faciais, ameniza rugas estáticas, atenua rugas ao redor dos lábios, harmonizando a fisionomia e trazendo um aspecto de suavidade a expressão facial”, é assim que explico às minhas pacientes.botox

A substância é injetada na pele por meio da utilização de microagulhas (agulhas muito finas) e o resultado já é percebido após as primeiras 48 horas. Porém, mesmo com todos os benefícios do botox, muita gente ainda tem dúvidas em relação ao uso do mesmo. Esclareça aqui as dúvidas mais frequentes. Acompanhe:

O botox deixa o rosto com expressão congelada?

Mito. O objetivo é atenuar as rugas existentes – mas nunca as inibindo totalmente – e prevenir o aparecimento de rugas profundas, porém, sem perder a aparência natural e a mímica facial da paciente. Para isso, é necessário utilizar dosagens moderadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.

A aplicação não é dolorida?

Verdade/mito. Durante a aplicação da toxina a paciente pode sentir uma leve picada da agulha, porém, é praticamente indolor. Todavia, se a pessoa possuir uma pele muito sensível, pode ser recomendado o uso de anestésico tópico.

Após a aplicação de botox é preciso ficar afastada do trabalho?

Mito. A aplicação da toxina botulínica tem duração de 10 minutos e o paciente pode retomar suas atividades na mesma hora. Depois da aplicação, o paciente recebe a proteção de esparadrapos para manter o botox nos pontos onde foi aplicado, podendo ser retirado após duas horas.

As mudanças são imediatas?

Mito. As primeiras mudanças são percebidas após 48 horas, entretanto, os efeitos são notados de forma mais completa uma semana depois da aplicação.

É preciso aplicar a toxina com regularidade?

Verdade. O tratamento tem duração, em média, de 6 meses, podendo ser mais ou menos tempo, dependendo do organismo de cada paciente. Ao término desse período é necessário procurar um dermatologista para fazer uma reaplicação, pois a substância já perdeu o efeito.

Existe idade mínima para a aplicação?

Mito. Não existe uma idade mínima para a aplicação da toxina botulínica, mas é preciso ter recomendação do médico.

Após a aplicação é necessário ficar 4 horas sem se deitar?

Verdade. Depois da aplicação, o paciente não deve deitar, abaixar a cabeça ou realizar atividades físicas intensas para que não haja dispersão da toxina aplicada para outras regiões da face durante 4 horas. Massagens ou esfoliações na face também não são recomendadas.

 

 

SOBRE A MÉDICA:

Dra. Helua Mussa Gazi | CRM/SP 104862 | Dermatologista e Diretora da Clínica Belle Santé. Apaixonada pelo meus 3 filhos e por pele, seja suas alterações ou a possibilidade de corrigi-la e melhorá-la.

Tel: 11-36751211 e 11-36754991

 

Compartilhe