Adenoide. Como saber se meu filho tem? | Mamis na Madrugada

Adenoide: Como saber se meu filho tem? O Dr. Gustavo Korn, Otoneurologia, responde para nós.

A adenoide – crescimento da tonsila faríngea – é um quadro muito comum na criança em período pré-escolar.  Está localizada na região onde acaba o nariz e começa a garganta (a nasofaringe).

O que causa a suspeita?

Geralmente a suspeita acontece na criança com dificuldade de respirar pelo nariz e que, como consequência, respira predominantemente pela boca.

Adenoide. Como saber se meu filho tem

Quais as consequências a curto prazo?

O aumento da adenoide está relacionado a infecções como a otite e a rinossinusite. Algumas crianças apresentam a voz chamada hiponasal, muito parecida com a voz de alguém gripado.

Muitas dessas crianças apresentam alteração do sono, manifestado por roncos, às vezes associados à parada respiratória por alguns segundos (a apneia), sono agitado, babação noturna, sendo esse sono não reparador. A criança pode ficar mais cansada, o que interfere em atividades escolares e esportivas, inclusive na atenção em sala de aula. Além disso, podem apresentar alterações comportamentais como irritabilidade e até mesmo agressividade. Outra situação possível é a enurese noturna, que é o “xixi na cama“.

Algumas crianças apresentam dificuldade na alimentação e, nessa situação, é comum a preferência por “sopinha” (líquido) do que “carninha” (alimentos que a criança tem que mastigar mais). Pode-se notar uma interrupção da mastigação para respirar, ou crianças que comem muito mais rápido ou mais devagar.

Em alguns casos, ocorre diminuição do tônus da musculatura ao redor da boca, o que dá a aparência de criança cansada.

Quais as consequências a longo prazo?

Com o tempo, a mordida pode ficar comprometida, resultando inclusive no crescimento da face e decorrente necessidade de reabilitação.

Crianças que apresentam apneia do sono podem desenvolver doenças cardíacas. Além disso, seu crescimento e ganho de peso podem ser afetados. Como se faz o diagnóstico?

Existem duas formas. Uma delas é por radiografia, exame rápido, mas que leva radiação e cujo resultado não é tão preciso.

O outro é a fibronasolaringoscopia, exame realizado no consultório do médico otorrinolaringologista. O exame consiste no uso de uma fibra óptica flexível que é colocada pela narina e possibilidade à visualização direta da região da adenoide.  Esse exame é bem mais preciso, porém que pode gerar algum desconforto.

O que mais deve ser avaliado em crianças com adenoide?

Presença de conchas nasais aumentadas, septo nasal com desvio e aumento de volume das amígdalas, otite e alteração da audição, e a síndrome da apnéia do sono.

 

Se você observa um ou mais desses achados em seu filho, procure um profissional para obter mais esclarecimentos. Gostou do post sobre “Adenoide, como saber se meu filho tem?”. Então, encaminha para os amigos e também siga o instagram do Mamis na Madrugada para mais dicas.

Doutor Gustavo Korn | Otoneurologia

Compartilhe