7 dicas para começar usar fraldas de pano | Mamis na Madrugada

Se fizermos um cálculo de quanto vamos usar em 2 anos e tanto de fraldas descartáveis o valor é assustador, e ainda mais se pararmos pra pensar no volume de lixo que um serzinho tão pequeno pode gerar, e que estas fraldas ficam mais de 500 anos para se decompor no ambiente…é as fraldinhas de Cabral ainda estariam entre nós!

Mas pensar em fraldas de pano…eca, como assim? Ultrapassadas, trabalhosas, nojentas….não, na verdade não é mais assim! Uma simples busca por fraldas de pano modernas na internet vai te trazer imagens lindas, de fraldinhas fofas, coloridas, e acredite…práticas.

Então vamos a 7 dicas de como elas funcionam e como criar coragem e experimentar.

1. Não entre de cabeça ainda, comece com umas 3, 4 fraldas (de modelos e  marcas diferentes), se você sabe o horário do cocô do bebê espere para colocar depois. As fraldas de pano são cheias de ajustes, botões e até você se adaptar podem ocorrer vazamentos, logo você vai estar craque aí sim vai ser hora de entrar de cabeça.

2.  Onde comprar? Existem mamães empreendedoras que fazem lindas nacionais, custam entre 30 e 50 reais cada, e também existem revendedoras que trazem boas marcas da china (ou mesmo no aliexpress).

3. O que comprar? Você vai precisar de fraldas e absorventes. A quantidade varia dependendo do calor (para secar) e quantas vezes por semana você vai querer lavar, com umas 15-20 dá para lavar 1x por semana no inverno, você pode também usar os absorventes por fora para não ter que trocar a fralda tantas vezes por dia. Sempre é legal ter o dobro de absorventes.

Funny laughing baby wearing a diaper playing with her feet

4. Os modelos: As mais comuns são as fraldas pocket, a fralda tem uma abertura onde entra o absorvente. Mesmo entre essas vocês vão encontrar diferenças como botões nas perninhas, botões na cintura, para ajustes já que a grande maioria das fraldas são tamanho único, isso mesmo você vai usar a mesma fralda do nascimento ao desfralde, e em muitos casos até para os filhos seguintes! Também existem modelos como AIO (All in one) que são fraldas que já vem com absorvente embutido. A maioria tem um tecido externo que chama PUL, este tem um interior meio que emborrachado, oque evita o vazamento  (desse mesmo tecido você encontra saquinhos para transporte), já o tecido que entra em contato com a pele do bebê pode ser de soft, algodão ou dry fit (estas de dry fit além de ótimas para o verão são excelentes para praia e piscina). Os absorventes também podem ser de microfibra, algodão, carvão, fleece, bambu. O ideal é experimentar e ver qual você se adapta melhor.

5. São excelentes para o bebê! Imagine usar um absorvente por todos os dias durante o dia inteiro…com as fraldas de pano o bumbum do bebê está em contato com tecido, ele respira, o que previne assaduras, você não precisa nem usar pomadas em todas as trocas, pomadas não são muito indicadas pois mancham as fraldas (aqui em casa ele só assa quando nascem dentes, nesses casos eu uso descartável e encho de pomada. Como uso descartáveis a noite também aproveito para usar pomada nesta troca.)

6. Como lavar? Quando a fralda é de xixi, você separa a fralda do absorvente e deixa em um balde vazio e seco na área de serviço, quando é cocô, você tira o excesso na privada e depois passa uma escovinha pra limpar a fralda, depois só deixar de molho em um balde com água. A cada 4 dias eu jogo tudo junto na máquina. Sem sabão (este impermeabiliza a fralda, e então elas vão vazar) no máximo um sabão de coco neutro ou detergente de cozinha em algumas lavagens. O ideal é se você achar que as fraldas não estão mais ficando bem limpas deixar de molho com bicarbonato. Se ficarem manchas de cocô é só deixar no sol! Aí você se imagina perdendo seu fim de semana passando fralda? Ahá! Fralda de pano não pode passar também! O tecido emborrachado pode derreter, é só secar bem e de volta pra gaveta!

7. E o melhor de tudo! São lindas! Dá vontade de deixar o bebê de fraldão o dia todo!!!!!!

Por Diane Golubcic (dixiegolubcic@gmail.com)

Compartilhe