barra

A humanidade utiliza as plantas há muitos séculos como ingredientes de alimentos, de perfumes e medicações.

Muitas delas produzem substâncias aromáticas responsáveis por ações terapêuticas que beneficiam o corpo humano. Normalmente extraídas através da destilação a vapor estas substâncias são extratos chamados óleos essenciais.

Hoje são muito requisitados pela indústria de perfumaria, e alimentícia por darem sabor e aroma aos alimentos, produtos de limpeza, perfumes e cosméticos. Porém mais que apenas aromatizar comidas, sabões e cremes os óleos essenciais são sinergias de moléculas químicas que em contato com o corpo atuam como um estímulo químico carregado de informações que o auxiliam a se equilibrar.

Hoje a Aromaterapia ganha cada vez mais espaço nas terapias complementares por valorizar o uso desses extratos naturais e por manter a saúde e o bem estar de uma maneira simples e prazerosa.

Uma dica que a AromaEssencial dá é o uso do óleo essencial de Eucalipto (Eucaliptus Smithii) em uma bacia de água ou um pano embebido em água com óleo essencial eucalipto. Adicione 10 a 15 gotas em um litro de água e deixe-o exposto no ambiente. Este óleo essencial é considerado um purificador do ar e beneficia muito o sistema respiratório, fortalecendo o sistema imune.

Foto Aromaterapia 2

O famoso óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifólia) pode ser usado puro e localmente nos casos de queimaduras e picadas de insetos para alívio desses desconfortos causados nessas situações.

Outra dica é o uso dos Hidrolatos que são uma solução aquosa, contendo micro gotas de óleos essenciais. É um líquido puramente natural produzido também durante o processo de destilação. Ele pode ser usado de diversas formas e é altamente seguro. Por exemplo, molhe dois algodões no Hidrolato de Camomila (Chamaemelum nobilis) e faça uma compressa nos olhos no fim do dia. Esta compressa vai acalmar e hidratar os olhos cansados do dia a dia.

O Hidrolato de Flor de Laranjeira (Citrus aurantium var amara flo) também conhecido como Neroli (nome dado em homenagem a uma princesa italiana que utiliza muito o óleo essencial) pode ser borrifado ao longo do corpo após o banho, sendo muito benéfico para combater o estresse do dia a dia e excelente para peles delicadas e sensíveis.

Outro produto utilizado na aromaterapia são as bases de óleos carreadores vegetais. Elas são excelentes mantenedores da hidratação da pele evitando estrias e desconfortos comuns.

O óleo carreador de Macadâmia (Macadamia ternifolia), por exemplo, é um excelente emoliente para as peles extremamente secas. Já o óleo carreador de Avelã (Corylus avellana) possui propriedades adstringentes sendo muito indicado para peles mistas a oleosas.Foto Aromaterapia

Para se ter os efeitos terapêuticos desejados, além de saber qual o produto deve ser usado em cada situação é importante conhecer o método de obtenção destes produtos. Devido a esta preocupação a  AromaEssencial tornou-se a importadora oficial dos óleos essenciais Penny Price Aromatherapy completamente naturais, não sendo adicionado nenhum produto de aromaterapia sintético. Os produtos desta marca inglesa pertencem à ATC (Conselho de Comércio Aromaterapia) que asseguram a qualidade de seus produtos e ECOCERT, assegurando que são orgânicos, de produção natural e não testados em animais.