7 Dicas para as Primeiras papinhas do neném | Mamis na Madrugada

1. A introdução de alimentos deve ser feita em pequenas quantidades e com critério para observar possíveis reações alérgicas.

2.Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.

baby food

 

3. De 4 a 6 meses:

Para muitas mães e com o consenso do Pediatra é o momento de dar início à introdução de novos alimentos na rotina do bebê. De modo geral, as frutas são a primeira novidade que o bebê vai experimentar, e entrarão no lugar de uma mamada ou outra, de preferência no meio da manhã e meio da tarde. Como o sistema digestivo do seu filho ainda é imaturo, não exagere na dose e comece com frutas mais suaves,omo maçã, banana, mamão ou pera.
Cada uma tem que ser dada separadamente primeiro (por ao menos três dias), para ter certeza de que não provocará nenhuma reação.

 


4. A partir de 6 meses:
As papinhas salgadas são cozidas, mas nem por isso complicadas de fazer. Elas entram na alimentação infantil para suprir as novas necessidades nutricionais e calóricas do corpo em desenvolvimento e, assim como as frutas, devem ser introduzidas aos poucos.

O segredo para que seu filho aceite os novos sabores é a repetição e, acima de tudo, a paciência.

Depois de meses acostumado ao leite e ao sabor adocicado das frutas, é bem possível que faça cara feia até passar a apreciar o gostinho e a consistência das papinhas.

Close-up of a baby boy sitting in a high chair holding a spoon

Os pediatras recomendam que elas sejam amassadas ou passadas na peneira, em vez de ser batidas no liquidificador ou mixer, para que a mastigação seja mais estimulada. Nessas primeiras sopinhas, as carnes normalmente são retiradas, porém um pouco mais para a frente, quando você passar para uma próxima fase da alimentação que as inclua junto da papa, aí sim talvez tenha que recorrer ao liquidificador, porque é difícil desfiar a carne bem pequenininha.

De início, nem é necessário acrescentar sal à preparação, e quando ele for usado, tem que ser com grande moderação, para não sobrecarregar os rins do seu filho.
Normalmente, a papinha vá se parecer com uma sopa de sabor muito suave ao paladar do adulto – eu particularmente adoro,rsrsrsrs!!! Adorava degustar,as papinhas que fazia para o meu casal e até meu marido,entrou na onda!!!

5. Receitas de papinhas doces 

1.Papinha de banana

Ingredientes:

1 banana

Modo de fazer:

Descasque a fruta e amasse com um garfo. Sirva com uma colher de plástico ou silicone.

Rendimento:

1 porção

2.Papinha de mamão

Ingredientes:

½  mamão-papaia

Modo de fazer:

Lave bem a casca e depois corte o mamão na metade. Retire com uma colher as sementes pretas e só use a polpa. Amasse e dê com uma colher pequena de plástico ou silicone.

Rendimento: ½ porção.

 

6. Dicas de Papinhas Salgadas

1.Papa de caldo de carne com abóbora, mandioquinha (ou batata) e cenoura

Ingredientes:

100 gramas de acém em cubos ou músculo
1 fatia de abóbora
1 mandioquinha ou batata
1 cenoura
água filtrada

Modo de fazer:

Corte a carne em pedaços e refogue em uma panela com um pouco de óleo vegetal. Quando começar a ficar corada, acrescente a abóbora, a mandioquinha ou a batata e a cenoura descascadas e grosseiramente cortadas e uma pitada de sal, se desejar. Cubra tudo com água filtrada, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os legumes estejam moles (a abóbora pode levar mais tempo que a cenoura). Separe a carne e amasse o resto com um garfo ou passe pela peneira.

Rendimento: 2 a 3 porções.

 

7. Mais uma papinha salgada

Papa de caldo de frango com abobrinha, batata e cenoura

Ingredientes:

100 gramas de peito ou coxa de frango
1 abobrinha
1 cenoura
1 batata
Água filtrada

Modo de fazer:

Com o frango cortado em cubos, aqueça óleo vegetal em uma panela e refogue até que mude de cor. Acrescente então a abobrinha, a batata e a cenoura descascadas e cortadas e uma pitada de sal, se quiser. Cubra tudo com a água e cozinhe lentamente até os legumes amolecerem. Retire o frango e amasse a mistura restante com um garfo ou passe na peneira.

Rende de 2 a 3 porções

Fontes adaptadas: Guia do bebe e Brasil Baby Center.

 

Michele Rachel Ventura Danciger | Nutricionista

Compartilhe