barra

“Criatividade é um mistério.
Aceitar esse mistério é o segredo para revelar os seus tesouros.
É se ver completamente e confiar implicitamente.
É deixar que a nossa criação nos conte algo sobre nós mesmos.
A meditação nos traz para o nosso verdadeiro centro.
Na medida em que nos movemos em direção ao nosso centro,
nos tornamos um com toda a existência, uma experiência que nos permite
acessar e compartilhar o silêncio, a calma, o amor e a compaixão.”

Por meio da arte criamos a possibilidade de observar o nosso próprio processo com uma certa perspectiva: o experienciador e o experimento estão agora separados. Nesse processo, podemos nos conscientizar das dificuldades e limitações mas também dos estímulos e condições do caminho único que cada um possui para o acesso à energia vital, à criatividade.

A meditação nos oferece um encontro com o nosso mundo interior. Na medida em que nos aprofundamos na meditação nos conectamos com a nossa essência na sua forma mais pura. Nesse lugar experimentamos um estado de presença, um profundo relaxamento e uma enorme aceitação do nosso próprio ser.
Em algum momento da vida, todos nós nos deparamos com inquietações e questionamentos que por vezes são acompanhadas por uma profunda reflexão e pela necessidade de se avaliar e redimensionar valores e significados. Muitas vezes, antigas feridas, traumas, choques e condicionamentos adquiridos na infância ou ao longo das nossas experiências, nos fazem perder a conexão com a crença na vida e em nós mesmos, ou a capacidade de nos relacionarmos e de criar um ambiente de confiança e amor em torno de nós.
Esse processo normalmente vem acompanhado da dificuldade em se lidar com questões importantes para o nosso bem-estar e de uma crise criativa – um desejo genuíno de se descobrir quem realmente somos e como nos expressamos de forma única e essencial. destaque
Se observarmos as crianças, notaremos que suas ações não são fruto de um planejamento racional ou calculado como uma reação necessária, ao contrário, são uma resposta espontânea e inteligente ao momento em que estão vivendo: o aqui e o agora. A expressão da sua criatividade nada mais é do que o compartilhamento da alegria e da inocência de forma natural e intuitiva. Isso acontece porque elas não tem nada a perder, nenhum compromisso, nenhuma meta, nenhum investimento ou interesse velado no que estão fazendo. É por isso que qualquer coisa que tocam se transforma em algo mágico, algo que exala um frescor e uma alegria que só experimentamos quando estamos conectados com esse estado de abertura, inocência e não-julgamento.

A visão de “artemeditação” é sobre aprendermos a compreender, aceitar e transformar antigos padrões que se repetem e que nos impedem de estar presentes, relaxados e felizes. É de redescobrir o espaço do criador interior que está disponível para todos nós, independentemente dos condicionamentos, crenças ou julgamentos que temos.

Desenvolvido em grupo ou em sessões individuais por meio de exercícios guiados, técnicas de centramento, de expressão verbal e não-verbal (respiração, consciência corporal, movimento, expressão artística), o trabalho busca uma reconexão com nossa energia vital, confiando e respeitando nossos sentimentos, pensamentos e intuição, apreendendo a estar mais presentes, a observar e aceitar a realidade que se apresenta diante de nós, a desenvolver a capacidade de agir a partir de um espaço de silêncio, calma e neutralidade.

Viver cada momento na sua totalidade é a verdadeira fonte da criatividade. Explorar o espaço interior, conhecer as próprias limitações e aceitar quem realmente somos nos recoloca em contato com a nossa essência, uma experiência libertadora e igualmente transformadora.
por Dwari P. Barbuscia
Arte-terapia e Meditação

contato:
info@dwari.com.br
cel: (11) 98370-0333

mais informações:
dwarionart.wix.com/artemeditacao