7 dicas para agilizar sua recolocação profissional | Mamis na Madrugada

Quando você está procurando um emprego a primeira atitude que você toma é começar a enviar seu currículo para diversas vagas e recorrer a amigos que podem te ajudar. Nestes momentos, você não costuma pensar com o lado racional devido à angústia que sente por desejar um trabalho novo rapidamente. Este mecanismo mental é compreensivo devido a pressão que passamos para suprir as necessidades básicas de sobrevivência. Para te ajudar a conquistar seus objetivos nesta maré complexa, sugiro:

1. Atualize o seu currículo frequentemente e cuide da forma como ele está estruturado. Normalmente uma pessoa de Recrutamento e Seleção prefere enxergar os dados nesta ordem: Informações Pessoais – Objetivo – Formação Acadêmica – Qualificações Profissionais – Histórico Profissional – Idiomas/Informática – Cursos Extracurriculares – Viagens ou Experiências Internacionais. Lembre-se que o objetivo deve ser “claro” e “específico”. Se você atua em mais de uma área, faça dois formatos de currículos que atenda cada uma em maior relevância por vez;

2. Após atualizar o seu currículo faça o mesmo nos sites de vagas e no Linkedin. Atualmente o Linkedin é considerado a maior vitrine profissional do mercado de trabalho.

3. Sobre o Linkedin, tenho duas coisas importantes para falar: 1) Preencha todas as informações possíveis, pois quanto mais dados a pessoa souber de você maior interesse poderá despertar para uma entrevista; 2) Peça recomendação. Você ganha vários pontos se 5 pessoas no mínimo, falarem bem de você.

4. Ao identificar uma vaga, procure não encaminhar o currículo diretamente. Primeiramente tente localizar a pessoa através das redes sociais ou pelo site da empresa. Quando conseguir, encaminhe um e-mail com o seu currículo em anexo e faça uma breve apresentação do seu perfil no corpo do e-mail. Na sequencia encaminhe para a vaga. Desta forma, você será mais lembrado além da atitude demonstrar interesse acima do esperado.

5. Atendeu uma ligação sobre uma vaga, não se desespere para falar. Espere a pessoa fazer as perguntas e responda com calma. Este momento é crucial para você ser chamado para uma entrevista. Procure manter a voz tranquila e com boa entonação afinal a pessoa do outro lado não está te vendo e do contrário poderá causar uma má impressão.

6. Chegou o dia da entrevista. Escolha uma roupa social com cores neutras e não abuse da maquiagem e nem do perfume. Chegue no horário ou alguns minutos antes. Procure falar pausadamente e responder conforme for questionado. Não demonstre ansiedade. O nervosismo faz parte, mas se não for controlado, pode dar a entender que você é inseguro ou não está preparado para a posição. Esclareça todos os pontos com precisão e fale a verdade. Antes da entrevista cuide de ler sobre a empresa na internet em sites confiáveis.

7. Procurar emprego é um trabalho. Todos os dias você deve falar com pessoas, encaminhar o seu currículo, ler o seu currículo várias vezes, arrumar o que precisa etc. Nesta fase ter disciplina é fundamental. Se você puder participe de eventos da sua área e faça bastante networking, pois isso pode aumentar a sua chance de se recolocar.

 

Boa sorte e acredite em si, na sua capacidade de conseguir o que quer!

 

Cynthia Morgensztern |  Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas e Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching nas modalidades Personal & Professional Coach e Executive Coach. Possui graduação em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão Educacional. Possui dois cursos de educação continuada na Faculdade Getúlio Vargas nas áreas de Administração Estratégica e Economia e acumula mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é idealizadora de temas voltados a empreender e apoio um expressivo número de empresários a melhorarem a performance de seus negócios.
Compartilhe