Nome aos Bois | Mamis na Madrugada

Nome aos Bois

Há coisas que não se explicam.

Quem dá nome às coisas, por exemplo? Não falo das coisas novas, inventadas, pois nestes casos seus inventores têm todo o direito de batizá-las. Pega o cara que inventou o iPod. Ele criou uma caixinha de acrílico, colocou alguns componentes eletrônicos lá dentro, e divulgou ao mundo que o maior tocador de mp3 de todos os tempos acabava de ser criado. E que se chamava iPod.

Mas e o morango? Quem foi a primeira pessoa que pegou um morango, e depois de experimentar seu sabor teve a inspiração de chamar aquilo de morango? E o cidadão que batizou a moranga? O que uma coisa tem a ver com a outra? Qualquer criança diria que a fêmea do morango é a moranga, só quem deu o nome é que não fez esta relação!
destaque

Outro nome dado à moranga é abóbora. Daí vem alguém e chama outro legume de abobrinha. Que deveria ser uma abóbora pequena, não é? Pois é…

A língua portuguesa é rica em nomes esquisitos para o mundo vegetal. Mexerica, macaxeira, carambola. Mas o campeão é o cheiro verde. Por que não audição verde? Tato verde? Conseguiram dar cor ao cheiro.

E com os bichos? Imaginem a cena: uma dupla de pesquisadores na selva que acaba de dar de cara com uma espécie até então desconhecida.

– Caro colega, que bicho é esse?

– Não sei, acho que os humanos nunca tiveram contato com essa raça antes.

– Beleza, como vamos chamá-los?

– Que tal de suricatos?

– Excelente!

voilá, agora temos suricatos! Aposto que da mesma maneira surgiram os cavalos, os jabutis, as emas e os periquitos.

Compartilhe