7 Dicas de alimentos que quem tem dor de cabeça precisa evitar | Mamis na Madrugada

index_r1_c1
Alguns alimentos possuem substâncias que por diversos motivos podem causar dor de cabeça e enxaqueca.

1)  Queijo, chocolates e embutidos possuem “aminas” que é uma substância que pode alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a dor de cabeça.

Two pieces of dark chocolate isolated on white background

2) A cafeína é diferente, a dor de cabeça pode ser aliviada pelo seu consumo ou a dor de cabeça pode vir pela sua falta no organiso pra que esté acostumado com ela. A cafeína possui a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos do corpo, mas contrair os vasos sanguíneos do cérebro. Acredita-se que seja essa vasoconstrição a responsável pelo alívio de certas dores de cabeça obtido pela ingestão de cafeína.

Quem bebe grandes quantidades de cafeína. pode sentir dor de cabeça quando deixa de ingerir a substância por mais tempo que o usual.

3) Vinho tinto e cerveja possuem substâncias chamadas histamina e tiramina, que desencadeiam a piora do quadro de dor de cabeça para quem tem costume de sentir

bottle and glass with red wine on dark background

4) Leite e derivados gordurosos como queijos, requeijão e manteiga possuem proteínas alergênicas, como a beta lactoglobulina e caseína, que podem causar a cefaleia.

various types of cheese

5) Outro que causa dor de cabeça é o aspartame, pois  ele metaboliza no organismo substâncias como a amina e a fenilalanina.

6) Os embutidos contém também nitratos e nitritos que são substâncias desencadeadoras da dor de cabeça da mesma forma que as aminas. Elas alteram o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a cefaléia.

7) O gluten pode causar dor de cabeça em pessoas que são sensíveis a ele, nessas pessoas ele resulta em respostas imunológicas intensas que causam inflamação do sistema nervosa central.

Portrait of stressed young housewife in modern kitchen

Compartilhe