barra

Mamães e papais, vocês brincam com seus filhos? Mas brincam mesmo, de sentar no chão, brincar de carrinho, boneca, cantar alto, rolar na grama e inventar mil atividades?

Vocês já perceberam que hoje em dia as crianças quase não brincam mais como nós brincávamos antigamente? Pula corda, esconde esconde, pega pega, bolinha de gude, amarelinha, casinha de papel, forminhas de barro etc. Essas brincadeiras tão divertidas estão sendo esquecidas aos poucos por essa nova geração de crianças ligadas ao mundo virtual. Uma pena, pois além de ser saudável, o brincar, de um modo geral, exercita o corpo e a mente.
destaque4

Além de potencializar a inteligência, a criatividade e a imaginação, a brincadeira cria um vínculo forte de afetividade, amor e segurança entre pais e filhos, além da troca de experiência e o momento em família.

Segundo Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, a brincadeira é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade.

Tire seu filho da frente do computador, do celular ou televisão por umas horas, pegue na mão dele, vá para o quintal, calçada ou um parque e solte sua imaginação. A mesma imaginação que você tinha quando era criança e brincava com seus pais, primos e colegas de rua.

Hoje estou aqui para dar dicas de brincadeiras e atividades para vocês fazerem com seus filhos. Divirtam –se!

 

ELEFANTINHO COLORIDO, QUE COR?

Quem se lembra dessa brincadeira? Nossa, joguei muito com meu irmão e primos na calçada da minha avó. Que divertido que era!

Todas as crianças se reúnem e decidem quem vai ser o ‘Elefantinho’ (eles podem decidir pelo mais velho, pelo mais novo ou jogar par ou ímpar).

O ‘Elefantinho’ é o mestre.

O Mestre (elefantinho) dirá em voz alta: Elefantinho colorido…

Em seguida, as crianças perguntam em voz alta: Que Cor?

O mestre imediatamente escolhe uma cor e fala em voz alta: (exemplo) Vermelho!!!

As crianças saem correndo para busca qualquer objeto na cor vermelha.

Pode ser um papel de bala, a própria camiseta…

Quem conseguir achar o objeto primeiro, será o ‘Elefantinho’ e, por tanto, o mestre.

O papai e a mamãe podem brincar e começar o jogo sendo um dos dois o Elefantinho.

 

Versão em inglês: Olha que legal essa mesma brincadeira que, além de divertida, é uma maneira de aprender e praticar inglês.

O Elefantinho (o mestre) pede as cores que quer em INGLÊS, e não pode traduzir. Ex: I Want RED color!

E as crianças terão que sair correndo atrás da tal cor ‘RED’ (vermelho).

Quem chegar com o objeto primeiro e com a cor certa, ganha e vira o ‘Elefantinho’.

Claro que o ideal aqui é que tenha um adulto ou uma criança que saiba bem o inglês, para poder ajudar as crianças.

 

PINGUE PONGUE DE IOGURTE

O material que você vai precisar é bem simples:

  • 1 bolinha qualquer (pode ser um dado redondo, uma bolinha de gude ou até mesmo uma bolinha feita de papel alumínio amassado, por exemplo);
  • 2 potes de iogurte vazios e limpos.

Os dois jogadores se colocam a 1 metro um do outro, cada um com seu pote de iogurte na mão.

Um dos jogadores pega uma bolinha e coloca dentro do seu pote.

Em seguida, os jogadores têm que passar a bola de um pote para o outro sem que ela caia. Como se fosse um pingue pongue. Dá para jogar com a mamãe, o papai, o primo e até com o vovô e a vovó. Além disso, uma maneira simples e gostosa de praticar exercício físico, movimento o corpo e gastando energia.

1

Ally de Vitto