Manter as crianças na natação no inverno? Sim ou não? | Mamis na Madrugada

Que a atividade física na infância é essencial já sabemos, além do desenvolvimento das habilidades motoras, ela ajuda na melhora do condicionamento físico, na sociabilização, disciplina, prevenção da obesidade e coordenação motora.
A natação é uma das mais indicadas para os pequenos, pois além de ser um dos esportes mais completo para o ganho de aptidão física, também auxiliará na prevenção de doenças como gripe e resfriados, pois fortalece o sistema imunológico.

Por isso mesmo a prática não deve ser abandonada quando o calor vai embora. Ao contrário: segundo especialistas, ela e recomendada para pessoas de todas idades nessa época.
Durante o inverno o ar fica mais seco e o próprio frio faz vaso constrição , Que dificulta a respiração agravando assim os problemas respiratórios como asma e bronquite.
O vapor da água eliminado pelas piscinas umidifica o ambiente, evitando lesões na mucosa do trato respiratório e consequentemente infecções  virais.
Por ser uma atividade que exige muito da condição cardiorrespiratória,  ela trabalha melhor a musculatura respiratória que necessita das vias aéreas mais livres para as trocas gasosas.

destaquie
Principais cuidados:
* Fique atento a entrada e saída da agua: deixe chinelos e roupões na beira da piscina

* Regule o chuveiro para ficar com a temperatura próxima da piscina. Evite banhos muito quentes.

* Antes de sair, enxugue bem os cabelos, rosto e ouvidos.

* Agasalhe-se bem (recomenda-se moletom de capuz) e mesmo que prefira chinelos, não  deixe de calçar meias para aquecer os pés, pois o corpo perde calor pelas extremidades.

Não abandone a água no inverno, tomando esses cuidados você se torna aliado dela.

 

Fernanda Gildin Rojtman

fegildin@hotmail.com

Personal Trainer

Compartilhe