Piolho (quem coça a cabeça só de ler o título?) | Mamis na Madrugada

Com a chegada do frio é comum ocorrer infestação de piolhos. Sabemos que a infestação por piolhos ocorre mais entre as criancas em idade escolar, principalmente porque elas tem muito contato entre si. Há alguns mitos sobre os piolhos, como lavar a cabeça frequentemente (eles são resistentes a água quente e também aos shampoos convencionais) e cabelo curto e/ou liso auxilia o processo de visualização do inseto.

No passado o piolho foi responsável por uma doença com grande taxa de mortalidade, chamada tifo, pois na sua saliva havia uma bacteria que era inoculada quando ele parasitava o corpo humano. O principal sintoma é a coceira no couro cabeludo e também na região cervical e dorso. Ao exame físico observa-se as lêndeas ( brancas) que são a casca dos ovos do inseto e elas são aderidas ao fio do cabelo por um cimento e também visualiza-se os piolhos, esses sim em movimento.

Mother using a comb to look for head lice. Selective focus

O uso de óleos auxiliam que o pente ao passar pela fibra do cabelo despregue as lêndeas e é necessário o uso de medicação por via oral e também tópica. Deve-se lembrar que os piolhos sobrevivem por 1 a 2 dias fora do corpo humano, portanto deve-se ter cuidado com as roupas de cama e as peças de vestuário.

Dra Helua Mussa Gazi | Dermatologia

Tel 11-3675-1211 ou 11-3675-4991
clinicabellesante@hotmail.com

Compartilhe