Quando levar o filho ao dentista? | Mamis na Madrugada

Mamis, recebemos diariamente a pergunta: “mas e quando devo trazer meu filho ao dentista?” Saibam que a primeira consulta deve ser no pré-natal da futura mamãe, aonde ela receberá dicas de higienização da boca do recém-nascido, dicas e como deve ser a sucção para auxiliar na amamentação, dicas do que eu costumo chamar de “enxoval odontológico”: qual chupeta eu compro? Qual bico eu uso? Qual é ortodôntico? Já compro escova dental ou dedeira? Coloco pasta? Com flúor ou sem flúor? Receberá orientação caso haja algum trauma na boca ou próximo dela nessa fase, que é muito comum e geralmente causam muita apreensão aos pais. Então, a primeira consulta deveria ser no pré-natal.

Depois, já com o bebê, o indicado é que seja nos primeiros 6 meses, para novamente reforçar essas orientações e ensinar já com a criança métodos que facilitem a higienização. Outro ponto importante nessa época, é avaliar a dieta do paciente se ele já esta com papinhas e frutinhas. Será que essa dieta esta cariogênica? (que propicie o aparecimento da carie dental?)

Depois até no máximo 2 anos é aconselhado levar a criança para ambientação com o consultório e se possível a primeira profilaxia! Novamente reforçando os itens acima e adequando à necessidade de cada criança.

É muito comum recebermos crianças de 6, 7 anos que nunca foram a um consultório odontológico. Geralmente, essas crianças apresentam má higienização, não utilizam fio dental, não sabem técnica de escovação e muitas vezes apresentam cáries que poderiam ser evitadas. Além de se depararem com um ambiente desconhecido que gera ansiedade desnecessária.

Assim, vamos conscientizar desde pequenos, se possível conscientizando desde a fase intra-uterina, há bons hábitos de higiene bucal e prevenção de problemas ortodônticos.

 

Dra. Marianna Arruda dos Reis Neto | Cirurgiã Dentista – Estética & Ortodontia – Ortopedia Facial

 

Compartilhe