O Dentinho do seu Filho vai Cair? | Mamis na Madrugada

Aproveite esta oportunidade e armazene células-tronco da polpa de dente com a StemCorp.

 Todo mundo já sabe ou já ouviu dizer que no cordão umbilical existem células-tronco usadas para tratar doenças. A novidade é que a polpa de dente também é uma fonte rica em células-tronco.

 

Afinal, o que são células-tronco?

São células muito especiais presentes no nosso corpo que sob certos estímulos, podem dar origem a células cardíacas, ósseas, musculares, neuronais, etc. Toda vez que nosso corpo sofre uma lesão, são as células-tronco presentes no nosso organismo que vão reparar este dano. Por este motivo, as células-tronco são a grande promessa para a medicina regenerativa e poderão ser utilizadas para o tratamento de doenças hoje incuráveis.

Qual a vantagem de se armazenar as células-tronco da polpa do dente?

A polpa de dente é uma fonte rica em células-tronco mesenquimais jovens, com capacidade de se transformar em uma variedade de tecidos do nosso corpo.

Para os pais que perderam a oportunidade de armazenar as células-tronco do cordão umbilical de seus filhos, a polpa de dente é uma excelente alternativa para coletar células-tronco jovens e com potencial terapêutico enorme.

Como é realizada a coleta do dente?

A coleta não causa nenhum dano para a saúde e é realizada por um odontopediatra especializado. No consultório o dente extraído é colocado em um frasco estéril contendo solução para preservar a polpa do dente.  Em um prazo de até 36 horas o material coletado é encaminhado para um laboratório especializado onde as células-tronco são extraídas e multiplicadas. O processo para obter o número desejado de células-tronco pode durar entre 45-60 dias.

Como é feito o armazenamento e por quanto tempo dura?

As células-tronco são armazenadas por uma técnica chamada de criopreservação, onde as mesmas ficam estocadas em nitrogênio liquido a -196oC. As células-tronco, armazenadas em condições adequadas, podem ser mantidas por tempo indeterminado. As células mais antigas congeladas datam de mais de 20 anos e, quando descongeladas, conservam suficientemente suas características funcionais e de viabilidade, permitindo aplicações clínicas.

Como é cobrado o processo?

Para armazenamento das células-tronco mesenquimais, existe uma taxa inicial para a coleta e isolamento das células e uma anuidade para o armazenamento do material.

Para que podem ser utilizadas as células-tronco armazenadas?

Hoje já existem inúmeras indicações e teste clínicos que demonstram o potencial das células-tronco mesenquimais para o tratamento de uma lista enorme de doenças. De acordo com o site clinicaltrials.gov estão em andamento mais de 700 testes clínicos em seres humanos com células-tronco mesenquimais (Jan/2016). Dentre algumas doenças que poderão ser tratadas no futuro destacam-se lesões de cartilagem, lesões ósseas, doenças pulmonares, doenças cardíacas, diabetes, dentre outras.

Não é apenas uma aposta para o futuro?

Não! Em países como EUA e Canadá os seguintes tratamentos já estão liberados: doenças inflamatórias intestinais, doença do Enxerto Contra Hospedeiro e lesões de pele, incluindo as aplicações estéticas para rejuvenescimento e preenchimento. No Brasil já existem mais de 10 testes clínicos em andamento com células-tronco mesenquimais. Dentre eles destacam-se: enfisema pulmonar, reconstrução de lábio leporino e fendas palatinas, lesão medular, osteoartrite, diabetes, degeneração de retina, lipodistrofia, doenças cardíacas, ulceras venosas, calvície, incontinência urinária e reconstrução mamária. Ou seja, não é apenas uma aposta para o futuro, já é realidade.

 

Por Eder Zucconi, PhD em genética
Diretor Científico da StemCorp

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe