barra

Muitas mulheres, por medo de engordar, deixam de tomar o suplemento de ácido fólico durante e depois da gestação. Lembro a vocês que isso é mito. O ácido fólico não engorda e não proporciona efeitos colaterais. Ele está presente em complexos vitamínicos especiais para grávidas e é peça fundamental para o bom desenvolvimento do bebê.

Além disso, está presente em alimentos como espinafre, aspargos, brócolis, vegetais, folhas verde-escuras, frutas cítricas, feijões de todos os tipos, salmão, carne vermelha e gemas de ovo. Portanto, abuse destas delícias antes, durante e depois do período gestacional.

No entanto, acreditem… o corpo humano absorve melhor a versão sintética desta vitamina do que a presente nos alimentos. Isso porque a mulher não consome a quantidade suficiente da substância, que acaba tendo parte perdida durante o preparo.

Dica importante: Não cozinhe demais os ingredientes, porque o processo de cozimento acaba com o ácido fólico.

Os bebês que estão crescendo nas barrigas de mamães com carência desta vitamina rica em complexo B, podem sofrer de uma má-formação do tubo neural, que é o sistema nervoso primitivo do feto. A partir dele é que se desenvolvem o cérebro e a medula espinhal.

Em alguns casos, a ausência do ácido fólico causa ao feto: anencefalia, cérebro faltando uma parte ou espinha bífida (que é quando a medula espinhal é exposta) o que pode acarretar diferentes sequelas.

Alguns estudos indicam que o ácido fólico pode proteger de outros problemas como lábio leporino ou distúrbios cardíacos.

Nas mulheres, a substância é essencial para produzir glóbulos vermelhos e prevenir a anemia, além ser de suma importância para o regular crescimento celular da placenta e do bebê. Pesquisas também sugerem que o ácido fólico ajuda a reduzir o risco de pré-eclâmpsia, outra doença perigosa que pode interferir tanto na saúde da mamãe quanto do bebê.

Após conhecer o bom currículo desta vitamina, saiba que já pode começar a tomar se pretende engravidar. Consulte o seu médico, tire as suas dúvidas e veja a quantidade necessária para você.

Dr. Thomas Moscovitz | CRM 82581 | Ginecologista e Obstetra