7 DICAS - Rosh Hashaná | Mamis na Madrugada

Está chegando Rosh Hashaná, uma das datas mais importantes do calendário judaico. Para comemorar a ocasião, ao invés de 7 dicas, vamos contar um pouco sobre 7 símbolos do ano novo judaico.

1- Anulação de promessas – na véspera de Rosh Hashaná, é costume realizar uma reza que anula todas as promessas que fizemos no decorrer do ano e não cumprimos, assim começamos o ano “zerados”!

2- Chalá redonda – a Chalá, que normalmente é mais oval, em Rosha Hashaná é redonda, representando a continuação sem fim.

3 – Maçã com mel – é costume comer alimentos adocicados que representam o desejo de um ano doce. O maior símbolo disso é a maçã com mel

4 – Shofar – é costume ouvir o toque do shofar, uma espécie de instrumento de sopro feito com o chifre do carneiro, que é uma invocação a D’us pelo povo judeu.

5- Tâmaras e cabeça de peixe – é costume comer tâmaras na noite de Rosh Hashana como símbolo de boa fortuna e cabeça de peixe para estarmos sempre no “pelotão da frente”.

6- Alho poró – também é costume comer alho poró no jantar de Rosh Hashaná com o simbolismo de afastar quem nos quer mal.

7- Dizer “shaná tová” – desejar com intenção que o próximo tenha um bom e doce ano!

Shaná tová (com muita intenção) a todos!

Compartilhe