7 dicas - Consumo de açúcar | Mamis na Madrugada

Neste post, listei 7 motivos para limitar o consumo de açúcar para crianças.

1. Aumenta o risco de excesso de peso: Consumir açúcar além dos 25g recomendado por dia, pode aumentar o risco de excesso de peso em crianças antes dos 2 anos e as consequências já aparecem na adolescência: pressão alta e diabetes tipo 2.

2. Se em excesso, o açúcar de adição aumenta o risco de ouras consequências: A criança já pode ser agitada por natureza, e o açúcar pode potencializar a hiperatividade refletindo na dificuldade em dormir, na falta de apetite para as refeições principais e no maior aparecimento de cáries. A gordura no fígado também tem sido vista em consultórios de forma silenciosa, pois não traz sintomas.

3. Ler os rótulos é a saída para reduzir o consumo de açúcar: Vivemos em um ambiente quase totalmente exclusivo de alimentos industrializados e de fato, se por um lado facilita nossa vida, por outro, é preciso atenção além do valor calórico dos alimentos: compare a mesma porção no mínimo de 2 marcas diferentes, por exemplo, de refrigerantes, sucos, iogurtes e outras e vá direto para o termo carboidratos. Em 200ml, o ideal é no máximo 15g.

4. O açúcar escondido: A indústria de alimentos na tentativa de aumentar as vendas e “enganar” o consumidor utiliza termos na lista de ingredientes que também significam açúcar: maltodextrina, xarope de glucose, xarope de milho, etc. Por isso, ler a quantidade de carboidratos é a melhor opção. Além dos líquidos, bolachas, pães, sorvetes, achocolatados também tem açúcar escondido.

5. Os alimentos light passam despercebidos: Os alimentos light representam apenas uma pequena redução de açúcar ou gordura, em comparação ao normal, mas ainda estão presentes. Diferente do diet que normalmente excluem se totalmente o açúcar.

6. Limite até 25g de açúcar por dia: Para a criança que já conhece um doce e come com frequência, cortar tudo de uma vez, não deixar comer um brigadeiro em festas, aniversários, etc,  não parece ser uma opção saudável: aprender a substituir e reduzir a quantidade parece ser a melhor escolha.

7. Pratique uma alimentação saudável, sem radicalizar: Na maior parte do dia não conseguimos enxergar a quantidade de açúcar adicionado aos alimentos. Para isso, veja alguns exemplos na foto abaixo:

– O tubo a esquerda tem 12g de açúcar branco em 25g de chocolate meio amargo (55% de cacau)

– O tubo do meio é a quantidade recomendada (OMS) de açúcar branco de adição por dia para um adulto (até 25g ou 5 saches de açúcar )

– O tubo a direita é a quantidade de açúcar de uma lata de 350ml de coca cola- 40g. Não coube em um tubo só !
 

Laura Contin de Sousa | Nutricionista CRN-3 17.235

E-mail: saudenutrilaura@gmail.com

Compartilhe