7 dicas – Decoração de quarto de criança | Mamis na Madrugada

Olá Mamis, sou Andrea, arquiteta da Uêbaa Design. Criar um quarto infantil é delicioso, afinal as crianças se encantam e participam muito. Atualmente os quartos não são tão grandes e nem sempre cabe tudo que gostaríamos, portanto definir prioridades e o uso para cada espaço é importante para ter uma boa organização e a criança entender aonde praticar cada atividade: dormir, brincar e estudar.  

É sempre bom lembrar que o quarto é para criança e deve refletir a personalidade dela e não apenas os desejos dos pais. O quarto é o mundo delas e deve ser o lugar onde possam brincar a vontade, sem se preocupar se vão estragar ou sujar um móvel, portanto faça escolhas inteligentes com materiais de fácil manutenção. Certifique-se sobre a limpeza e lavagem antes da compra. 

Tem algumas dicas que podem ajudar a ter um quarto confortável, bonito e que possa ser usado a longo prazo.

1. Deixe temas e desenhos nos itens decorativos, como enxoval e quadrinhos.  Assim pode ser trocado quando enjoar e o investimento não é alto. Se for investir em marcenaria sob medida, deve ser um projeto pensado em varias fases do desenvolvimento da criança e com cores neutras.

2. Invista em moveis versáteis: uma escrivaninha que pode ser também uma penteadeira. Um banco que pode guardar brinquedos. Camas suspensa que otimizam o espaço. 

3. Procure manter os brinquedos e livros ao alcance da criança. É importante para seu desenvolvimento que a criança tenha autonomia para escolher com o que brincar e aprender a pegar e guardar sozinha. Quanto a distribuição do móvel/estante, o ideal é ter um pouco de cada tipo de espaço pensando em diversos tipos de brinquedos: nichos abertos, caixas com rodinhas, armários fechados. Assim, os brinquedos mudam de acordo com a fase da criança, mas a organização continua.

4. Criança gosta de brincar no chão. Um tapete aconchegante ou lúdico como os vinílicos  são uma boa pedida para decorar e interagir. Puffs baixos também são bem vindos, pois podem servir de apoio para um adulto sentar e participar.

5. Um item que usamos muito nos projetos é as crianças amam é a lousa de canetinha imantada, que pode ter formato de casinha, montanhas… desenvolve a criatividade, economiza papel, pode ser usado como mural para fotos e desenhos. E todas as idades aproveitam muito.

6. Na decoração vale ousar e misturar estampas, cores e temas. O quarto não precisa ser todo de nuvem, ou todo de bichinhos. Pode ter vários elementos que remeta tudo que a criança gosta.

7. A iluminação é um item importante. Atualmente já existem varias luminárias a pilha em formatos diversos e lúdicos que podem ser usadas para complementar a iluminação principal e até mesmo a noite para crianças que não dormem 100% no escuro.  

Espero que aproveitem as dicas acima e qualquer duvida fico a disposição!!!

Andrea Chapira Eshkenazy | Arquiteta da Uêbaa Design

Compartilhe