7 dicas - Para Contar História | Mamis na Madrugada

Primeiramente, precisamos entender que ler é diferente de contar uma história. Acredito que as duas práticas são saudáveis, porém, podem promover sensações diferentes.

Uma história lida acrescenta muito ao vocabulário e até mesmo à imaginação das crianças. Através da leitura, a criança compreende muitas vezes de onde vêm uma história. A escrita é muito diferente da fala e com essa prática, você valoriza a linguagem literária de como o autor imaginou o texto.

Na história contada, ocorre a disponibilidade de explorar mais a linguagem oral, a interação, e o contato visual se amplia. Nesse momento, você pode agregar vários tipos de elementos para torná-la mais rica.

Se você optar pela história contada, é importante mostrar o livro às crianças, para que saibam de onde a mesma foi retirada. Diga o nome do livro, do autor e do ilustrador da obra. O conhecimento prévio da mesma também é fundamental para que, ao transmiti-la, a segurança do contador prevaleça em todo seu enredo.

Listei 7 dicas para serem percorridas antes que você conte a sua história.

1) Pense em um objetivo a ser alcançado. A história apresentada pode contribuir com o contexto entendido, ajuda no incentivo de algo desejado ou pode ajudar a criança a esclarecer alguma dificuldade que esteja vivenciando: como a retirada de uma chupeta ou de uma fralda, a chegada de um irmão, a não aceitação de alguns alimentos ou qualquer tipo de conflito interno.

2) Explore diferentes maneiras de “contação”. Use objetos, as mãos, fantasias, o corpo para fazer sons, caixas, fantoches, ou seja, use e abuse da imaginação das crianças.

3) Analise como é o ambiente em que você está. Se possui boa luminosidade, se permite que o ouvinte consiga ouvir com clareza e se a criança fica confortável.

4) Utilizar um avental ou um mesmo acessório para esse momento também pode ser uma boa maneira de se criar um signo sinal. Assim que a criança vir o contator daquela maneira, compreenderá que o momento da história se

5) Colocar atenção no ritmo da “contação” é fundamental. Mantenha um tom de voz tranquilo para que a criança não fique irritada e para que você garanta um bom entendimento do que está sendo dito, uma atenção na sua expressão facial também é importante, pois essa deve coincidir com o que você estiver falado.

6) Por vezes, contar a mesma história, utilizando métodos diferentes, é uma boa tática para o entendimento do assunto apresentado.

7) Em alguns momentos, ao finalizar a história, faça perguntas sobre fatos ocorridos e inclua a criança ao enredo, pois agregará muito à sua auto estima.

Paula Forster | Pedagoga,  Psicomotricista, Consultora em educação, Mãe de plantão e Educadora em constante formação

Instagram: @pedagogia_comeca_em_casa

Compartilhe