7 dicas – Benefícios do Kefir | Mamis na Madrugada

O kefir é um leite fermentado, um alimento probiótico, produzido pela fermentação do leite, através dos grãos de kefir. A palavra kefir é derivada do turco keif, que pode ser forçosamente traduzido como “bom sentimento ou sentir-se bem”. (KEMP, 1984).

O kefir contém leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que auxiliam o organismo a eliminar as leveduras patogênicas (prejudiciais) presentes no nosso organismo, contribuindo portanto com o equilíbrio orgânico e com a saúde.

O KEFIR DE LEITE pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite de origem animal (vaca, cabra ou ovelha). Também existe o kefir de água, cujos grãos são diferentes dos de leite, mas não menos benéficos.

Tecnicamente, podemos dizer que os “grãos de kefir” são uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas, formada por bactérias (lactobacilos e bifidobactérias), podendo conter leveduras de fungos. 

Beneficios do kefir para o organismo:

Por ser um alimento probiotico, o kefir tem efeitos comprovados em diversas aspectos da saúde humana, como:

1. Diminuir a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceram o trânsito intestinal; facilitando também a digestão

2. Combater inflamações intestinais, pois ter a flora saudável é o principal fator para evitar doenças;

3. Emagrecer, pois é rico em proteínas e tem baixar calorias;

4. Combater a osteoporose, por melhorar a absorcao de cálcio pelo intestino e pelos ossos;

5. Prevenir e combater a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori;

6. Fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecção por micro-organismos através do intestino;

7. Melhora a intolerância a lactose (por modulacao intestinal e por conter menos lactose)

Além disso, atua como bactericida, evita a trombose, reduz os níveis sanguineos de colesterol e possui propriedades anti-alergicas, anti-inflamatorias, anti-fungicas.

Paula Vinha

Compartilhe