7 Dicas Sobre Alimentação e Qualidade de Vida | Mamis na Madrugada

A alimentação e qualidade de vida são dois fatores que estão diretamente ligados. Por isso, separamos algumas dicas de alimentação para que você obtenha maior qualidade de vida.

1. Coma Frutas

As frutas são aliados quando trata-se de obter qualidade de vida, além de gostosas e praticas, o que facilita o seu consumo, elas são grandes fontes de Vitaminas e minerais. É possível o seu consumo através de sucos naturais, in natura ou em preparações aquecidas.

2. Adicione Legumes e Verduras nas refeições

Legumes e verduras também apresentam papel fundamental para a saúde, seus compostos bioativos estímulam e mantém a integridade do nosso organismo, além de fornecer vitaminas e minerais para as reações do corpo.

3. Beba Água

A água é um solvente universal que garante a eficácia nas reações do nosso organismo; apresenta a capacidade de hidratar os tecidos do corpo, aumentando a sua qualidade e aparência; elimina toxinas do organismo; age no intestino melhorando a formação de bolo fecal; é importante componente do plasma sangíneo.
Ao redor do mundo a água é consumida de diversas formas, sendo ela servida quente, gelada ou temperatura ambiente e ela pode ser aromatizada com frutas da estação, canela e hortelã, assim trazendo maior variabilidade em seu consumo.

4. Evite os alimentos Industrializados

A maioria dos alimentos industrializados apresentam uma vasta quantidade de ingredientes como açúcar, sal e conservantes, seu consumo excessivo e a longo prazo podem ocasionas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer.

5. Evite Frituras

O consumo excessivo de frituras são prejudiciais a saúde, são gorduras que aumentam a pressão arterial, risco de doenças cardiovasculares e câncer, além de reduzir a absorção de nutrientes.

6. Pratique Exercícios Fisícos

A prática de exercicíos melhora o funcionamento do cérebro, trazendo sensação de bem-estar e relaxamento, melhora o controle do apetite; a capacidade pulmonar é elevada; estimula o sistema circulatório e diminui varizes; enrigece a musculatura; melhora a postura; reduz o risco de osteoporose.

7. Aprecie a Sua Refeição

As pessoas costumam se alimentar assistindo televisão, lendo, conversando e de forma acelerada, sem observar o que de fato estão ingerindo.

Apreciar cada aspecto do alimento durante a refeição é uma técnica muito praticada entre os buditas, a atenção plena. Caracterizada pelo foco nas sensações como sabor, textura, odor e saciedade, proporciona ao indivíduo alívio do estresse e de melhor percepção sobre o agora.

Isabelle Zanoni | Nutricionista Esportiva

Instagram: @sinutricao – Tel.:(11) 97997-6665

Compartilhe