Como Ler a Tabela Nutricional | Mamis na Madrugada

Bom dia mamis! Hoje vou ensiná-las a entender o que está escrito nas informações nutricionais dos alimentos para vocês saberem o que estão levando para casa. Assim, basta ir com um pouco mais de tempo ao mercado (já que temos de sobra, não?! Rs) e ler e fuçar bastante!

É muito importante saber interpretar cada um dos itens da tabela nutricional, mas a maioria das pessoas presta atenção somente na quantidade de calorias. Com todas as informações podemos comparar os alimentos escolhendo sempre a opção mais saudável.

Para começar fique sempre atenta ao tamanho da porção, que é a quantidade média que deve ser consumida do produto, considerando uma dieta saudável. Mas preste atenção, pois isso pode confundir um pouco. Os dados presentes no rótulo são sempre para uma porção, exemplo: 2 fatias de pão de forma = 1 porção- 50g (se você come 1 fatia de pão, divida todos os valores da tabela pela metade). E quando for comparar produtos similares veja se as porções são as mesmas.

O %VD significa valor diário. São percentuais que indicam o quanto certo produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias por dia. Por exemplo, se em uma porção de leite (200ml) o cálcio corresponde a 25% , se tomarmos 4 copos de leite atingiríamos a quantidade recomendada. Mas é importante saber que as necessidades diárias devem ser consideradas individualmente, este valor foi pesquisado em cima de uma média da população.

Fique sempre atenta a quantidade de gorduras, sódio e fibras do produto, pois são itens importantes para determinarmos a qualidade do produto.

A recomendação diária de sódio é de 2.4g (para você saber 1g de sal contém 400mg de sódio), então para facilitar divida esse número pelo total de refeições que você faz no dia, por exemplo, se você realiza 6 refeições por dia, pode consumir até 400mg de sódio em cada uma delas. Essa regrinha vale para todos os itens, é só fazer a conta e pensar se vale a pena comprar o produto.

Com relação a gorduras, mais importante que o total é prestar atenção a quantidade de gorduras saturadas, poliinsaturadas, monoinsaturadas e trans. O produto deve conter pouca gordura saturada, nada de trans e relativamente mais gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. E vale lembrar que “0% de gordura” não significa que o produto não tenha calorias, pois muitos produtos com baixo teor de gordura adicionam açúcar para incrementar o sabor e vice versa.

A recomendação diária de fibra é de 30g, se você fizer o cálculo seriam 5g por refeição. Pode abusar delas, pois ajudam a reduzir o risco de doenças e melhoram a nossa saúde.

Então, para facilitar:

SÓDIO – 2.4g/dia (quanto menos melhor!)

FIBRAS – 30g/dia (pode exagerar!)

COLESTEROL – 300mg/dia

GORDURAS TOTAIS – 55g/dia

GORDURAS SATURADAS – 25g/dia

GORDURA TRANS – 0g

*Se tiver presente gordura no alimento, quanto mais gorduras monoinsaturada e poliinsaturada melhor.

E não esqueça que os ingredientes dos alimentos aparecem na ordem decrescente de quantidade. Sendo assim, o item que está em primeiro lugar na lista é o que está presente em maior quantidade no produto.

Tentei escrever de uma forma clara para facilitar, espero ter ajudado, qualquer dúvida me perguntem!!

 

Michelle Fischer | Nutricionista – CRN 14963

Compartilhe