Alimentos Termogênicos | Mamis na Madrugada

Bom dia mamis! Todos os alimentos que consumimos dependem do dispêndio de energia corporal para que seja realizada a sua digestão. Alguns demandam mais energia que outros, elevando a temperatura interna do organismo, o que pode levar a um aumento do metabolismo e gerar a perda de gordura corporal, estes são os alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo, aumentando a temperatura corporal, fenômeno chamado de termogênese. A palavra termogênico é derivada do grego e significa calor. Com este aumento da temperatura corporal, passamos a gastar mais calorias. Esse gasto fica em torno de 10% em relação ao gasto energético normal do nosso metabolismo.

Além de ajudar no efeito termogênico, a maioria destes alimentos tem importante ação anti-inflamatória e antioxidante, combatendo os radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Os alimentos termogênicos são principalmente bebidas ou especiarias que têm substâncias como cafeína, capsaicina ou catequinas que lhe conferem as propriedades de acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal. Alguns desses alimentos e a quantidade necessária para terem o efeito termogênico:

– Pimenta vermelha: possui uma substância chamada capsaicina que ajuda na quebra da gordura e aumenta em até 15% a atividade metabólica. Quantidade 3g por dia.

– Chá verde: aumenta a temperatura corporal, reduz a absorção de açúcar no sangue e ainda favorece o trânsito intestinal. Quantidade: até 4 xícaras/dia

– Gengibre: aumento do metabolismo em até 15% além de trazer muitos benefícios a saúde. Quantidade: 1 pedaço de 2cm, até 3x/dia

– Guaraná em pó: contém cafeína, estimulante do sistema nervoso central que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em cápsulas, sucos e shakes, sempre até às 17 horas para não alterar o sono. A quantidade deve ser individualizada

– Canela: Uma colher de chá por dia aumenta o metabolismo basal, ajuda no emagrecimento e, de quebra, aumenta a nossa imunidade.

– Vinagre de maçã: A pectina, um dos seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, alem de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras. Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente.
Precauções:

Os termogênicos mesmo naturais devem ter orientação nutricional, pois se consumidos em excesso podem fazer mal, causando dor de cabeça, tontura, aumento da pressão arterial, taquicardia, insônia e problemas gastrointestinais, por isso, gestantes e crianças, portadores de pressão alta e problemas cardíacos devem tomar cuidado. Pessoas com hipertireoidismo também devem ficar atentas por causa da influência desses alimentos sobre o metabolismo.

Evite a ingestão destes alimentos antes de dormir, pois eles podem prejudicar o sono.

E lembre-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Isoladamente esses alimentos não causam efeito algum ao organismo, é preciso que estejam aliados a uma dieta equilibrada e associados a uma rotina de exercícios físicos.

Um beijo!

Michelle Fischer | Nutricionista

E-mail: michellefnutri@hotmail.com

Compartilhe