7 Dicas para prevenir as estrias na gestação | Mamis na Madrugada

Uma das grandes preocupações na gestação é o aparecimento das estrias, as linhas vermelhas aparecem pelo rápido estiramento da pele causado pelo aumento do volume de algumas regiões do corpo durante a gravidez. Vale a pena investir na prevenção. Vamos para as sete dicas.

1.  Beba muita água

A maior parte do corpo humano é composta de água e isso também vale para as células da pele. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, deixando assim a pele hidratada de dentro para fora.

2. Invista em cremes hidratantes específicos para estrias.

Os cremes para tratamento de estrias são mais caros  mas, valem a pena. Devemos usa-los de 1 a 2 x ao dia apenas nas áreas que correm risco, mamas, nádegas,  barriga, culote e interno de coxa, quadril e os flancos (pneuzinhos). A pele seca funciona como um elástico velho, ao ser tracionada ela arrebenta, a base da prevenção das estrias é sim a hidratação intensiva.

3. Não caia no conto do óleo de amêndoas.

O óleo de amêndoas dá a falsa sensação de hidratação, ele deixa a pele macia e gostosa mas não tem a mesma capacidade de hidratação dos cremes , a pele precisa de uma hidratação extrema aumentando o seu poder de elasticidade para não arrebentar quando a barriga e os seios aumentarem.

4. Controle o ganho de peso.

Existem regiões onde é inevitável o ganho de volume como as mamas e o abdome, afinal você esta gerando um bebê e esta produzindo leite, desta forma controlar o ganho de peso é importantíssimo, assim você não sobrecarrega a pele com aumento de gordura. Ela  já esta no limite.

5. Continue a hidratação após o nascimento do bebê.

As mamas realmente produzem leite e aumentam de volume depois do nascimento do bebê, ele estimula a descida e produção de leite ao mamar. Vale lembrar que na gravidez e após a chegada do bebê a hidratação dos mamilos deve ser evitada, assim a pele fica mais resistente à tração do bebe durante a mamada, evitando fissuras. Nesta região a atenção deve ser dobrada após o nascimento, não descuide.

estrias-na-gestacao

6. Hidrate todo o corpo

No geral as regiões que são acometidas com as estrias na gestação, são os seios, barriga, nádegas, flancos, interno de coxa e quadril, mas já vi gestantes que ganharam um pouco mais de peso e tiveram um aumento das panturrilhas com a formação de estrias. O ideal é usar hidratante comum nas áreas que não são de risco, porém nunca deixar de hidratá-las.

7. Uso de roupas adequadas.

A roupa da gestante deve fazer com que ela se sinta confortável e ao mesmo tempo segura, ou seja, não se deve usar roupas muito justas que comprometam a circulação.  A roupa intima deve ser adequada para ajudar a dar sustentação para as mamas e a barriga, evitando que o aumento de peso destas regiões tracione e rompa as fibras da pele.

 

Fica a dica Meninas!

Dra. Leticia Guedes  |Dermatologia e Estética – Clinica e Cirúrgica

Compartilhe