É possível ter filhos e a casa organizada? | Mamis na Madrugada

Sempre me considerei uma pessoa extremamente organizada, daquelas que passa as férias arrumando gavetas, categorizando fotos e separando mil coisas para doação, mas confesso que depois que saí da casa dos meus pais, o sonho da casa perfeita e impecável já caiu por terra. Depois que vieram os filhos, me deparei com a dura realidade da bagunça constante. Entrei no modo brincadeira e subi a bandeira de que “casa com bagunça igual a casa com vida “…. além disso assumi que era impossível ter uma casa organizada com filhos.

Parecia tudo bem. Aceitei o fato da bagunça, mas não consegui entender porque ela ainda me incomodava.

O que aos poucos foi ficando claro para mim é que a bagunça não era o problema, mas sim o fato de não conseguir organizá-la. A nossa casa, diferentemente de um apartamento decorado, tem vida; tem circulação de pessoas, tem alegria, tem brincadeiras. É normal que as coisas saiam do lugar e que a bagunça apareça. Mas o segredo está na facilidade e praticidade de tudo estar de volta para o seu lugar em menos de 5 minutos.

A bagunça é como uma pendência em aberto. Pode ser que ela não esteja te incomodando, mas ela está roubando um pouco da sua energia sempre que você se lembra que ainda há algo que precisa ser concluído. Essa bagunça nos rouba tempo, nos leva dinheiro, diminui nossa produtividade, aumenta nosso stress, prejudica nossa saúde.

Mas, existe uma boa notícia. É possível ter filhos e ter a casa organizada.

A chave para esse segredo chama-se método KonMari™.

Marie Kondo, uma japonesa de 34 anos desenvolveu esse método à alguns anos atrás e revolucionou a forma como enxergamos e lidamos com a organização. Aplicar o método na minha casa foi transformador. Hoje, me sinto privilegiada por tê-la conhecido pessoalmente e ter aprendido com ela como ajudar as pessoas a aplicarem o método e obterem resultados incríveis nas suas casas e nas suas vidas.

Basicamente o método não propõe apenas uma organização das gavetas, mas sim uma nova forma de enxergar a organização e a sua vida.

Através de uma mudança de mindset, o método se resume a decidir as coisas que você quer manter em casa e definir onde guardar cada um dos itens.

Para isso, a organização é feita por categorias, olhando item a item e entendendo qual o sentido dele na sua vida. Você desenvolve a habilidade de escolher os pertences que quer manter e também de tirar aquilo que não precisa mais. E, indo além, você aprende a melhor forma de guardar os seus pertences para que você consiga encontrar tudo o que precisa facilmente e fique muito prático para manter!

O método exige comprometimento e é um caminho sem volta. Um caminho rumo à uma casa mais organizada, mais prática e muito mais feliz.

 

Nalini Grinkraut é  a primeira Consultora Certificada pelo método KonMari na cidade de São Paulo, é personal organizer, especialista em bem estar e desapego e criadora do Organizar Transforma.

Tel.: (11) 993544150

 

Compartilhe