Primeiros dentes do bebê | Quando nascem? | Mamis na Madrugada
Quando nascem

O nascimento dos primeiros dentes do bebê (de leite) ocorre quando a criança tem mais ou menos 6 meses.

Aos três anos, ela já deverá estar com os vinte dentes de leite (10 dentinhos em cima e 10 dentinhos embaixo) que são a dentição decídua completa. A data limite para o nascimento do primeiro dente de leite é de um ano de meio. Se a erupção não ocorrer até essa idade, é necessário ir ao dentista.

Quando os dentes estão para nascer, é normal o bebê babar muito, ficar inquieto e irritado devido ao desconforto que a erupção dos dentes ocasiona. Isso pode ser aliviado dando ao bebê um mordedor, que deve ser atóxico, e colocado na geladeira. Quando o pediatra sugerir a introdução de novos alimentos, uma dica legal é ir aumentando a consistência dos alimentos gradualmente. Inclusive, alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva, além de estimular e ensinar a mastigação. Além disso, com a mão bem limpa, os pais podem fazer uma massagem em toda a gengiva com o dedo indicador para ajudar a aliviar os sintomas.

nascimento-primeiros-dentes

Sinais e Sintomas

Alguns sinais e sintomas que podem estar associados ao nascimento dos primeiros dentes do bebê são: inchaço local, vermelhidão gengival, dor, desconforto, salivação aumentada, estado febril e irritação. Porém, esses sintomas são rápidos e logo desaparecem. Em contrapartida, febres superiores a 38ºC não estão relacionadas à erupção dentária.

Existem também os dentes natais (casos de bebês que nascem com dentes) e os neonatais (dentes que aparecem nas primeiras semanas de vida). O problema do aparecimento destes dentes antes do tempo, normalmente os incisivos inferiores, é que eles podem machucar a língua do bebê e o seio da mãe na amamentação. Nestes casos, é sempre aconselhável, a visita a um dentista para orientar as mães qual a melhor conduta.

Michelle Sendyk | Especialista, Mestre e Doutoranda em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da USP

 

Compartilhe