Organização, uma questão de hábito | Mamis na Madrugada

Estamos vivendo um período em que se fala muito sobre organização. Com os sucessos dos programas como “Santa Ajuda” e a nova série da Netflix com a guru Marie Kondo, nunca falou-se tanto sobre organização.

Mas porque isso tornou-se algo de valor na vida das pessoas?

Nos últimos anos o poder aquisitivo e o acesso a novos produtos e mercados foram acelerados. Mesmo com momentos de crise, podemos comprar de forma muito mais fácil do que nossos pais e avós. E com isso acabamos comprando e muito!…E geralmente mais do que o necessário. Outro fator é a valorização do espaço, hoje é mais comum permanecermos em espaços menores do que antigamente, seja em nossas residências ou trabalho, o espaço é caro e gostamos de ter ou ver um ambiente que demonstra amplitude.

E o que isso tem a ver com organização?

Temos mais coisas e menos espaço; compramos de forma irracional e acumulamos coisas que não fazem sentido. O resultado: bagunça.

De modo geral, ter uma casa organizada parece demonstrar controle da vida, limpeza e um bom astral, afinal a energia flui melhor, o ambiente fica mais seguro e relaxante.

Ok, mas como manter a ordem?

Não é uma tarefa fácil, mas é simples, pois BAGUNÇA são coisas que não usamos ou não queremos ter ou ainda, achamos que precisamos quando na verdade, não! E estas coisas ficam espalhadas em nossa casa, nossos carros, computadores, enfim, tudo onde armazenamos algo.

Para começarmos vamos conhecer um pouco os benefícios da organização, afinal para comprarmos uma ideia ela tem que ter sentido pra nós.

E como começar? Normalmente pensamos: um dia vou organizar meu armário, minha despensa, o quarto de brinquedos das crianças… e como nosso tempo é escasso, não conseguimos. Nem por isso não podemos começar já a organizar! Claro que é muito mais efetivo se você puder dedicar um tempo em um ambiente único; começar e finalizar a organização, mas se isso não for possível, não deixe a bagunça tomar conta!

Organização é um hábito e quando organizamos o espaço físico parece que algo em nosso interior também muda, desocupamos nossa visão e mente tirando a “bagunça” que encontrávamos para ter mais espaço para a criatividade, o relaxamento e o que realmente importa, as pessoas e não as coisas.

Quer saber mais sobre organização? Deixe seu comentário com o tema que você gostaria de ver aqui na nossa coluna!

Um grande abraço!

Angela Nunes | Life e Professional Coaching – Consultora de Organização – Palestrante e sócia-proprietária da ANGE Professional Organizer

Compartilhe