Bruxismo em crianças, existe mesmo? | Mamis na Madrugada

Não é difícil surgirem em conversas entre as mamães e em consultas com o Odontopediatra dúvidas relacionadas ao bruxismo em bebês e crianças. Para quem nunca ouviu falar, o bruxismo é quando se range os dentes durante o sono. Há muitos artigos e estudos publicados sobre o assunto, tanto em relação ao conceito, quanto a diagnóstico e tratamento. Mas nosso intuito aqui é simplificar.

Alguns fatores relacionados com o bruxismo são a hereditariedade, o estresse, obstrução das vias aéreas por adenoide e/ou hipertrofia das amígdalas, hábitos para dormir, transtorno de déficit de atenção, remédios (como a Ritalina, por exemplo) e doenças neurológicas.

Como proceder se desconfio que meu filho range?

1. Um bom exame clínico e histórico detalhado vão ajudar o Odontopediatra a achar as possíveis causas do bruxismo e a definir e orientar os pais em relação ao melhor controle e tratamento.

2. Um ambiente tranquilo para um sono reparador, preparado com antecedência, sem televisão, iPad, celular e livre de agitos já pode ser de grande ajuda para a criança que range os dentes. Induzir o sono com calma, com uma música tranquila e em baixo volume, com leituras apropriadas e talvez um chazinho calmante são ótimas atitudes para garantir boas horas de sono e para diminuir o estresse e consequentemente o bruxismo.

3. Consultar um otorrinolaringologista para diagnóstico de possíveis obstruções nasais também é de suma importância.

4. Caso o Odontopediatra veja grande desgaste dentário pela atrição entre os dentes ao ranger, pode ser indicada a placa acrílica para bruxismo. Mas em geral apenas em casos mais severos esta será indicada.

5. Em alguns casos o Odontopediatra também pode precisar contar com a colaboração de outros profissionais como Psicólogos ou da Medicina do Sono para fechar o devido diagnóstico.

 

Agora que você está mais entendida do assunto, garanta um sono gostoso e reparador para seu pequeno! Sem ranger os dentes!!! Até você terá um sono mais tranquilo!!!!

 

Dra Lecy Schwantes | Odontopediatra, mãe da Manuela e do Artur. Atende na Odontoprime Clinicia Odontologica

Tels: (11) 5330018 / (11) 987560900

Compartilhe