Dicas na Alimentação Infantil | Mamis na Madrugada

A alimentação infantil é algo que exige muito a atenção dos pais, pois muitos desses hábitos, costumes e gostos serão levados para a vida adulta e influenciará diretamente no seu desenvolvimento.

É muito importante que esses ensinamentos sejam passados de forma leve para a criança, para que isso não se torne um peso, mas sim um hábito. Ao invés de proibir algum tipo de alimento, ofereça opções caseiras gostosas. No lugar de exigir que a criança se movimente, porque não fazer uma atividade com a família toda?
Lembre-se, a família é o exemplo nessa fase, se ela não ver a mamãe e o papai se deliciando com uma salada ou fruta, provavelmente ele não fará isso por conta própria.

A hora da refeição precisa ser divertida, seu prato precisa estar colorido para estimular a criança a comer. Tornar a refeição em um momento lúdico, incentiva a criança a comer de forma saudável. A Ana, do site Menina Viva, tem um projeto bem bacana com diversos produtos que facilitam muito no planejamento e organização na rotina alimentar e consciência no ato de comer.

Mas e quando a criança vai para a escola? É unanime a preocupação das mães em como montar uma lancheira saudável e deliciosa. Seguindo algumas dicas ficará mais fácil essa tarefa:

– Evite sucos industrializados. Se não der tempo de fazer um suco de frutas, opte por agua de coco ou suco de uva integral

–  Aposte em alimentos coloridos, frutas descascadas e cortadas.

– Cuidado com os industrializados, olhe a rotulagem antes de comprar e evite comprar aqueles com muitos ingredientes.

– Misture frutas doces com frutas cítricas.

– Sempre varie nos cortes das frutas para que a criança se interesse em comer.

Uma boa maneira de despertar o interesse na criança de comer algum tipo de alimento, é chamar ela para colocar a mão na massa e ajudar no preparo.

Deixo uma receita simples e muito nutritiva que serve como uma opção na montagem da lancheira:

Crepioca com geleia de frutas sem açúcar

Para a crepioca:

– 1 ovo

– 2 colheres (sopa) de goma para tapioca

 

Para o recheio:

– 2 colheres (sopa) de geleia de fruta sem açúcar

 

MODO DE PREPARO

Crepioca: Misture (com um garfo em um prato fundo) o ovo com a tapioca até obter uma massa homogênea. Despeje esta massinha em uma frigideira antiaderente até formar uma panqueca (sem óleo, igual fazer tapioca). Quando essa “panqueca” desgrudar da frigideira, monte o recheio: passe uma camada de geleia de fruta e enrole.

Observação: Varie os recheios conforme sua preferência: Pasta de castanhas, geleia com frutas picadas, patê de frango (cottage, frango desfiado + ervas e especiarias) etc…

 

Bruna Burti | Nutricionista CRN3-28101

E-mail: bruna@bburti.com.br

Compartilhe