Realidade Aumentada No Tratamento De Varizes | Mamis na Madrugada

Realidade Aumentada (RA) é a sobreposição de informações virtuais a visualizações do mundo real. Está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados por computador.

É um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da Realidade Aumentada pode utilizar óculos translúcidos e, através destes, poderia ver o mundo real bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.

Entre a realidade virtual (que cria ambientes gerados por computador) e o mundo real, a realidade aumentada está mais próxima do mundo real. Ela adiciona gráficos ao mundo natural como ele é.

Na área do tratamento de varizes, a RA é usada para aumentar a acuidade diagnóstica tanto na procura de veias nutrícias bem como no mapeamento pré-cirurgia de varizes. As veias nutrícias são as microvarizes que alimentam as telangiectasias (vasinhos) e as mantém, dificultando o resultado estético no seu tratamento escleroterápico. Essas veias não são facilmente identificadas em grande número de casos. A realidade aumentada permite a visualização de veias que são muito superficiais para o ultrasom e muito profundas para o olho nu.

O equipamento filma o local com luz infravermelha. A imagem é processada em computador e projetada em tempo real na mesma área que se está examinando. Com isso se tem delineadas veias que não são visiveis a olho nú e que alimentam as telangiectasias (vasinhos).

No artigo anterior falei que quaisquer dos tratamentos, laser ou esclerose, não são muito eficazes na situação em que existam microvarizes (veias nutrícias) alimentando as telangiectasias. Deve-se, então, proceder à sua eliminação antes.

Cuidado com profissionais e procedimentos não reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina sempre que houver dúvida acesse o site: www.cremesp.org.br.

 

Dr. Márcio A. Steinbruch | CRM: 54.630 | Médico formado pela Universidade de São Paulo, com especialização em cirurgia vascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da U.S.P. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Membro do corpo clínico do Hospital israelita Albert Einstein, Hospital BP Mirante (pertencente ao grupo Beneficência Portuguesa) e Hospital Nove de Julho.

 

Compartilhe