Sexo no pós parto | Mamis na Madrugada

Vamos conversar de um assunto muito importante, a relação sexual no pós parto!

Após o período do resguardo, em média 40 dias depois do parto a mulher está liberada para retomar a vida sexual o que não significa que ela está preparada! Independente se o parto foi vaginal ou cesárea, há mudanças hormonais importantes!

A queda do estrogênio e o aumento da prolactina levam a uma diminuição da libido e a um ressecamento vaginal!

A prolactina é um hormônio completamente contra o desejo sexual, e justamente a natureza fez assim para que as mulheres pudessem voltar sua atenção ao bebe.

Por isso as primeiras relações podem ser bem dolorosas. Além do cansaço, falta de sono, atenção voltada ao recém nascido são aspectos que não ajudam muito na libido, né?

Se a mulher passou por um parto vaginal e se por uma episiotomia pode demorar um tempo maior para tudo lá em baixo voltar ao normal!

Mas não é motivo para desespero. Aos poucos a rotina se estabelece, é importante conversar com o ginecologista que pode indicar um creme adequado para lubrificação.

A fisioterapia pélvica também pode ajudar, melhorando o tônus muscular do períneo, melhorando a circulação sanguínea dessa região e técnicas de alívio da dor.

Também entender que o desejo sexual feminino pode ser espontâneo o que é mais difícil no pós parto ou ele pode ser receptivo , ou seja a mulher só terá desejo após ser estimulada!

Então o parceiro tem papel fundamental nessa fase, o casal deve investir mais tempo nas preliminares.

Suzanne Ginzberg| Fisioterapeuta pelvia-obstetrica e doula, Especialista pela UNIFESP

Cel.: (11) 99967-6306

Compartilhe